# Momento Itajubense - Prefeitura de Itajubá desencadeia turismo rural do município/ Lula em Uberlândia / Absurdo: mãe pede guarda da filha porque ela foi na macumba / Vacinação contra sarampo e gripe *
# Momento Itajubense - Prefeitura de Itajubá desencadeia turismo rural do município/ Lula em Uberlândia / Absurdo: mãe pede guarda da filha porque ela foi na macumba / Vacinação contra sarampo e gripe *
Jornal virtual de Itajubá - Minas Gerais
Sexta-feira, 17 de junho de 2022
- Projeto piloto de turismo rural aconteceu neste sábado, 11 de junho, no bairro Peroba quando o prefeito Christian Gonçalves e o vice-prefeito Nilo Baracho realizaram um passeio guiado nas hortas do bairro, além de café e almoço oferecidos pela comunidade local.
--“Existe um potencial enorme para o turismo rural em nossa cidade e nós vamos explorar isso. O objetivo é alavancar a renda dos produtores e a economia da cidade”, destacou o prefeito Christian.
Prefeitura de Itajubá desencadeia turismo rural do município
Os proprietários rurais já estão recebendo o apoio técnico da Emater e Secretaria de Cultura e Turismo. Além de visitas a hortas e gastronomia, eles também poderão explorar outros atrativos como trilhas, cachoeiras e visitas a mirantes.
Entre os diversos benefícios, o turismo rural traz novas experiências e recarrega as energias das famílias que moram nos centros urbanos, contribui para a preservação do meio ambiente e valoriza os produtores e produtos da região, diversificando a renda das comunidades locais.
Prefeitura de Itajubá distribuiu 7.635 mochilas novinhas para todos os alunos das 22 escolas e 13 creches municipais
- Além das mochilas, todos os alunos de Pré-Escola (Pré 1 e Pré 2) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) das escolas municipais receberam um estojo.
Mãe perde guarda da filha depois de levar ela à macumba
- Uma mãe de Ribeirão das Neves , região metropolitana de Belo Horizonte, denunciou a perda da guarda da filha depois das duas assistirem um ritual de Umbanda na cidade. Liliane Pinheiro, de 37 anos, diz que houve racismo religioso por parte da escola e do Conselho Tutelar do município.
A mãe da adolescente de 14 anos , faxineira, acrescentou que recebeu recomendação médica para que a filha iniciasse tratamento neurológico em 2021, mas vem guardando dinheiro para pagar a consulta.
Ela explica que a filha passou a seguir a religião em um centro de Umbanda de Riberirão das Neves este ano, que ela, Liliane, já frequentava. A decisão da jovem foi descoberta na escola, que chamou e hostilizou a mãe.
A escola acionou o Conselho Tutelar, que deu queixa no Ministério Público de Minas Gerais. E Liliane perdeu a guarda da filha no dia 20 de maio.A menina foi levada para a casa de uma irmã por parte do pai.
Campanha de Lula segue a toda em Minas:
Partido dos Trabalhadores recupera força
no Triângulo Mineiro com visita de Lula
Partido elegeu deputados federais e estaduais
na região desde os anos 90,
mas sequência foi interrompida em 2018
- Depois da aliança entre Lula e Kalil, o ex-presidente Lula foi esta semana, a Uberlândia, no T.riângulo Mineiro.
PUBLICIDADE
Candidato à reeleição para prefeito em 2016, ano do impeachment de Dilma Rousseff (PT), Gilmar Machado ficou em terceiro lugar, com apenas 10,2% dos votos. Em 2018, se candidatou a deputado federal, mas ficou como suplente. Pela primeira vez, o PT não elegeu deputados estaduais ou federais no Triângulo Mineiro.
“Nós tivemos um grande problema em 2018, que foi a campanha anti-PT. Todo mundo sofreu e eu sofri também”, disse Machado. “Agora nós nos reorganizamos. Vamos mostrar força e que o PT na região vai fazer de novo parlamentar, tanto federal quanto estadual”.
Em seu discurso, o ex-ministro do Transportes do governo Lula, Anderson Adauto, o único candidato citado nominalmente por Lula. Adauto, ex-prefeito de Uberaba, é pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB.
Vereadora quer mais diversidade na bancada do PT
Já a vereadora Dandara (PT) demonstrou apoio às candidaturas de Lula, de Kalil e de Alexandre Silveira para senador, mas cobrou em seu discurso que o partido tenha mais diversidade em relação aos membros eleitos para cargos públicos.
--“Presidente, quando eu olho aqueles banners lá (com Lula, Kalil e Silveira), eu não vejo o povo que tá aqui embaixo, que são negros, mulheres e jovens. Nós queremos que a política tenha a cara, a cor e a identidade do povo brasileiro”, disse ela.
Ela explicou que o PT teve cotas para as minorias como mulheres e negros antes de haver exigência legal, mas que também é preciso que essas pessoas ocupem os espaços de poder, como a ALMG e a Câmara dos Deputados.
--“Eu respeito a trajetória dos meus companheiros que são deputados federais do PT. Sei da contribuição que eles deram e dão ainda hoje para as lutas, para a resistência, mas não dá para a gente ter uma bancada de deputados federais de sete homens brancos, depois que a Margarida Salomão saiu para ser prefeita de Juiz de Fora”, disse Dandara.
E continuou:
“--Nós vamos votar em todos eles. Vamos ajudar muito a eleger o Lula, o Kalil, o Alexandre”, continuou ela. “Mas nós também queremos ocupar os espaços de poder. Nós queremos nos ver naqueles banners, naqueles cartazes. Não tem democracia sem a maioria da população representada, sem combater o racismo e a violência contra a mulher”, concluiu.
Campanha de vacinação de Itajubá contra a gripe Influenza e contra o sarampo segue até 24 de junho
- A campanha da gripe está atendendo idosos com 60 anos funcionários da Saúde,crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e os grupos prioritários – gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
A campanha do sarampo atende funcionários da Saúde e crianças de seis meses até quatro anos de idade.
UNIDADE HORÁRIO DA SALA DE VACINA DIA
ESF BOA VISTA 9h às 16h 3ª e 6ª feira
ESF VILA ISABEL 9h às 16h 4ª feira
ESF CAIC 8h às 22h 2ª a 6ª feira
UBS SANTOS DUMONT 9h às 13h 2ª feira
ESF JD. DAS COLINAS 9h às 16h 2ª e 5ª feira
ESF PIEDADE 9h às 16h 2ª e 5ª feira
ESF REBOURGEON 8h às 22h 2ª a 6ª feira
ESF SANTA LUZIA 9h às 16h 6ª feira
UBS N. S. DE LOURDES 8h às 19h 2ª a 6ª feira
ESF SANTO ANTÔNIO 8h às 17h 2ª a 6ª feira
ESF AVENIDA 9h às 16h 4ª feira
ESF MEDICINA 8h às 17h 2ª a 6ª feira
ESF CRUZEIRO 8h às 17h 2ª a 6ª feira
POLICLÍNICA DA VARGINHA 8h às 21h 2ª a 6ª feira
ESF SANTA ROSA 8h às 17h 2ª a 6ª feira
ESF N. S. DE FÁTIMA 9h às 16h 3ª feira
UBS SANTA RITA DE CÁSSIA 8h às 19h 2ª a 6ª feira
ESF RURAL 1 8h às 15h 2ª a 6ª feira
ESF RURAL 2 8h às 15h 2ª a 6ª feira
UBS VILA RUBENS 8h às 21h 2ª a 6ª feira
POLICLÍNICA DO MERCADO 8h às 17h 2ª a 6ª feira
Docentes da UNIFEI e da Universidade de Brasília editam
livros sobre Modelos Discretos, Métodos Inversos
e Modelagem de Incertezas em Integridade Estrutural
- O professor Guilherme Ferreira Gomes, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é um dos autores da série de livros intitulada Discrete Models, Inverse Methods, & Uncertainty Modeling in Structural Integrity.
A obra é resultado de um trabalho colaborativo envolvendo profissionais de instituições de pesquisa e da indústria reconhecidas nacional e internacionalmente. Além do docente da UNIFEI, os coautores são os professores da Universidade de Brasília (UnB): Ariosto Bretanha Jorge (editor-chefe), que é também professor aposentado da UNIFEI; Carla Tatiana Mota Anflor e Sérgio Henrique da Silva Carneiro.
Os volumes são em divididos em: Volume I, Model-based and Signal-Based Inverse Methods; Volume II, Fundamental Concepts and Models for the Direct Problem (Parte I, Technologies, Structural Integrity & Material Modeling; Parte II, Discrete Modeling) e Volume III, Uncertainty Modeling: Fundamental Concepts and Models.
Segundo o professor Guilherme, os capítulos de cada volume livro discutem vários métodos diretos, métodos inversos e modelos de incerteza disponíveis para problemas inversos baseados em modelos e baseados em sinais, incluindo métodos numéricos discretos para mecânica do contínuo (Método dos Elementos Finitos, Método dos Elementos de Contorno, Método Mesh-Free, Wavelet etc.).
Ele também explica que os diferentes tópicos abordados incluem aspectos relacionados à modelagem multiescala, modelagem multifísica, métodos inversos (Otimização, Identificação, Inteligência Artificial e Ciência de Dados), Modelagem de Incertezas (Métodos Probabilísticos, Quantificação de Incertezas, Risco e Confiabilidade), Validação e Verificação de Modelos, sendo que cada livro inclui um capítulo inicial com a apresentação dos capítulos de livros incluídos no volume e sua conexão e relação com todo o conjunto de métodos e modelos.
Os livros trazem aplicações da engenharia nacional e internacional nos setores aeroespacial, naval, mecânico, nuclear, eólico e de óleo e gás e têm como público principal engenheiros e alunos de pós-graduação que desejam aprofundar seus conhecimentos em diferentes temas e tópicos da mecânica estrutural.
O projeto recebe apoio da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), da Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC) e da revista internacional Latin American Journal of Solids and Structures (LAJSS).
O Volume I já está publicado em formato aberto (open access) e pode ser acessado pelo seguinte endereço DOI: https://doi.org/10.4322/978-65-86503-71-5. E os volumes II e III têm previsão para publicação ainda no ano de 2022.
Os currículos dos autores da série de livros podem ser conferidos nos seguintes links:
– Guilherme Ferreira Gomes – http://lattes.cnpq.br/4963257858781799
– Ariosto Bretanha Jorge – http://lattes.cnpq.br/3558866397613277
– Carla Tatiana Mota Anflor – http://lattes.cnpq.br/0526742760439036
– Sergio Henrique da Silva Carneiro – http://lattes.cnpq.br/6280300531787552