Receita simples e fácil de pamonha doce na panela de pressão para quem pretende fazer sucesso nas festas juninas deste ano

Chef Beto Almeida, professor do curso digital de Gastronomia, da Universidade Anhembi Morumbi, ensina a preparar versão rápida e prática do prato típico junino

As festas juninas chegaram ao Brasil junto aos primeiros jesuítas e sofreram influências dos índios e dos povos africanos. Essas celebrações refletiam um aspecto importante da sociedade brasileira em relação à vida no campo e, até meados do século XX, era basicamente rural.

A pamonha é um prato clássico que não pode faltar nas mesas dos encontros juninos. Depois de dois anos sem comemorações públicas por conta da pandemia do Covid-19, o prato de origem indígena volta a ganhar destaque em uma das comemorações mais tradicionais de nosso país.

Tendo o milho verde como protagonista, os índios residentes na América Latina tinham o ingrediente bem presente em sua rotina alimentar, principalmente amassado e acompanhado com leite de coco, manteiga e erva doce, servido como uma espécie de mingau.

Para a comemoração, o chef Beto Almeida, professor do curso digital de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, recomenda uma versão fácil e prática para agradar ao paladar dos amantes de uma das festas mais celebradas no Brasil.

PAMONHA DOCE NA PANELA DE PRESSÃO

Dificuldade: fácil

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 15 min + 15 min na pressão

INGREDIENTES

• 2 latas de milho verde;

• 1 xícara de leite;

• 2 colheres (sopa) de manteiga;

• 1 colher (sopa) de amido de milho;

• 1 xícara de açúcar;

• 1 colher (café) de sal;

• 100g de coco ralado.

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto o coco) por 3 minutos, pelo menos. Adicione o coco e bata apenas o suficiente para misturar. Despeje a mistura em saquinhos plásticos alimentícios (cerca de 1 xícara em cada) e feche com um nó bem apertado. Cubra com papel alumínio e cozinhe por 15 minutos após pegar pressão ou disponha os saquinhos em uma panela com água fervente e cozinhe por 40 minutos, aproximadamente, caso você decida fazer o cozimento sem a pressão.

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde, Turismo e Hospitalidade, Negócios, Direito, Artes, Arquitetura, Design e Moda, Comunicação, Engenharia e Tecnologia e Educação. Possui diversos polos de apoio aos estudantes do ensino digital e oito campi localizados em São Paulo, São José dos Campos e Piracicaba.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com aproximadamente 350 mil pessoas, composta por mais de 332 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Ana Morumbi
Enviado por Ana Morumbi em 01/06/2022
Código do texto: T7528483
Classificação de conteúdo: seguro