# No Momento - O candidato do PT derrotado por Bolsonaro dispara a governador de São Paulo X Sul e Sudeste do Brasil sofrerão nevascas, chuvas congelantes e geadas agora em maio X Senado debate sanduíches falsos das lanchonetes McDonald's e Burger King

Um jornal de atualidade

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) lidera com folga a corrida ao Palácio do Bandeirantes, com 30% das intenções de voto, seguido por Márcio França (PSB), com 17%, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 10%, e Rodrigo Garcia (PSDB), com 5%, -segundo a última pesquisa de intenção de voto no Estado divulgada nesta quinta-feira, 12 de maio.

Num cenário estimulado sem França, Haddad marca 37%, contra 12% de Tarcísio, ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL), e 8% de Rodrigo, atual governador de São Paulo e pré-candidato à reeleição. PT e PSB ainda negociam se França mantém ou não a sua candidatura ao governo.

O instituto Genial-Quaest ouviu de forma presencial 1.640 pessoas no estado de 6 a 9 de maio, e a margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%, sob o registro SP-00620/2022 e BR-09290/2022.

PRINCIPAL CENÁRIO DE 1º TURNO

Fernando Haddad (30%)

Márcio França (17%)

Tarcísio de Freitas (10%)

Rodrigo Garcia (5%)

Felício Ramuth (1%)

Elvis Cezar (1%)

Vinicius Poit (1%)

Gabriel Colombo (1%)

Altino Junior (1%)

Abraham Weintraub (1%)

Branco/Nulo/Não pretende votar (19%)

Indecisos (14%)

Frio de lascar impactará todos estados do Centro-Sul do Brasil, semana que vem, com auge será entre os dias 16 e 22

- Todo Brasil, especialmente as regiões Sul e Sudeste sofrerão uma terrível onda de frio atípico neste mês de maio, já a partir da próxima segunda-feira (16) , segundo os serviços de meteorologia. A previsão é de neve e "chuva congelante" para estados do Sul, e geadas para outros trechos do país.

Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, destaca que os termômetros devem ficar abaixo de 10°C em São Paulo, salientando que "esse pode ser o episódio de frio mais intenso deste ano."

--"Para quem está sentindo frio agora, digo que o frio ainda nem começou", declarou ao portal G1.

O meteorologista da Climatempo disse que o frio intenso será decorrente de uma "massa polar",

De forma direta, serão impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil. O auge será entre os dias 16 e 22.

O especialista acrescentou que o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada "chuva congelante".

O especialista explica ainda que a neve é um fenômeno já mais conhecido: os flocos são formados já na nuvem e chegam ao solo no mesmo estado, enquanto a chuva congelante é um evento raro em nosso país. Ele explicou que a chuva acontece normal mas a água se congela ao tocar a superfície.

Sanduíches falsos McPicanha e o Whopper Costela

Por Luciana Lima

- Nesta quinta-feira, 12, às 10h, a Comissão de Transparência e Fiscalização do Senado vai debater se o McDonald’s e o Burger King cometeram propaganda enganosa ao vender sanduíches sem as carnes que davam nome aos produtos.

Denúncias sobre o McPicanha e o Whopper Costela começaram a se espalhar nas redes sociais no final do mês passado, levando as duas redes ao Procon de vários estados.

Diante disso, na semana passada, a comissão do Senado aprovou uma audiência pública com representantes do McDonald’s e Burger King para que as duas redes se explicassem. O requerimento foi sugerido pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

--“Trata-se da comercialização de sanduíches que levam no nome cortes de carnes nobres, como picanha e costela, mas que não passariam do aroma do molho. A forma como foi concebida a campanha publicitária do sanduíche induz ao entendimento de um produto com características diferentes daquele que tem sido entregue”, afirmou o parlamentar.

Além de representantes do Procon, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do blog Coma com os Olhos, que fez as denúncias, Trad também sugeriu a participação de porta-vozes do McDonald’s e do Burger King. Até ontem, a presença das duas redes de fast food não havia sido confirmada.

Entenda a história

O imbróglio começou no final do mês de abril, quando o McDonald’s anunciou o lançamento de uma nova linha de hambúrgueres, o McPicanha. Só que, embora tivesse o corte nobre no nome, o sanduíche não levava picanha em sua composição — mas, sim, um “aroma natural de picanha”, como esclareceu a empresa. Depois da confusão, a rede de fast-food decidiu retirar o McPicanha de todas as suas lojas.

Poucos dias depois foi a vez do concorrente, o Burger King, se envolver com uma polêmica semelhante. Nas redes sociais, uma página de indicações gastronômicas acusou a rede de propaganda enganosa, uma vez que um dos seus sanduíches, o Whopper de Costela, não é feito com costela suína e também conta apenas "com aroma de costela".

Em nota, o Burger King afirmou que, desde o lançamento do produto, "sempre comunicou com clareza em todo o seu material de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, produzido à base de carne de porco [paleta suína] e com aroma 100% natural de costela suína". Já o McDonalds pediu desculpas pela confusão e declarou que a escolha do nome tinha o efeito de “proporcionar uma nova experiência ao consumidor”.

Porém, as denúncias resultaram em reações de Institutos de Defesa do Consumidor (Procons) de vários estados. Em São Paulo, o Procon notificou as duas redes, pedindo mais esclarecimentos, além do envio da tabela nutricional do sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, entre outros). Já o Procon do Distrito Federal foi mais severo e determinou a retirada dos produtos do cardápio de ambas as redes.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 12/05/2022
Reeditado em 12/05/2022
Código do texto: T7514450
Classificação de conteúdo: seguro