Chuva de maio no sul do Brasil

Maio de 2022 Santa Catarina

Os dias parecem sombrios,mas é só início do mês de maio, aqui no sul do Brasil.

No litoral norte de Santa Catarina as chuvas são abundantes,mas normalmente os dias são ensolarados e quentes,moro próximo do litoral

Início de maio as nuvens escuras cobrem o céu,parecem sair das montanhas quase encobertas que circundam toda cidade que fica no Vale do Itapocú,a não ser o sopé das mesmas,o verde nativo peculiar já dourando pro inverno, insiste em se exibir na paisagem linda dessa região.

Notícias dos rios largos e rasos quase transbordando, assustando a população às suas margens e alertando defesa civil para um provável sos,essa é a parte prática e louvável dessa região onde o clima é extremo nas estações e se tem cuidados públicos.

O veranico vem a seguir das chuvas.depois tempos secos e gelados,neves...

A poesia fica nas cenas bucólicas das casas enxaimel com gramas e lindos jardins,únicas,onde as tradições ainda persistem.

Observo da minha escrivaninha improvisada, na minha oficina de costura,onde passo maior parte do meu tempo,as pingadeiras das telhas da garagem,água caindo continuamente fazendo barulhinho gostoso que o corpo ama para dormir,ASMR dizem,sons da natureza que induz ao sono calmo.

Me atento as folhas verdes das abundantes bananeiras das casas vizinhas, balançando com o peso da chuva fina constante,parecem felizes,outras centenas de árvores ao redor da casa, balançam ao sabor do vento soprando leve,como se dançassem uma linda canção,a mesma que no silêncio do dia ouço, entrecortada pelo som de rodas dos carros no asfalto molhado,da avenida em frente minha casa.

A inércia desses dias frios e chuvosos no sul, traz nostalgia e um pouquinho de solidão bem vinda,após dias decorrerias sem pausas.Alguns pássaros que não arribaram, cantam e zanzeiam pela chuva em busca de sei lá o que,alimento talvez ou só querem usar sua liberdade.

Ouço músicas antigas internacionais no velho som, hora balanço os pés cantarolando, outras paro a escrita e danço enquanto vou pegar água ou um café,amo café, e com isso palavras e idéias vem a mente enquanto observo a rua e o quintal pelas janelas de vidro gotejadas.As vezes por uns minutos e me perco no tempo das lembranças...

Amo esse lugar que cheira mato,comida,flor,chuva,frio e sol.

Amo passear pelo quintal quando amanhece e sentir o cheiro do limoeiro,das folhas da laranjeira maceradas entre meus dedos,dos temperos frescos da pequena horta,das cores das flores e da terra,dos bichinhos que invadem as verduras e me dão trabalho afastá los,do som do celular diferenciado,que me avisa ser minha filha ou meu amor me chamando ,amo e sou muito grata estar aqui nesse lugar que escolhi e em que muitos se reencontraram,trabalham e criam os seus com calma e um pouco mais de segurança.

Assim é o mês de maio aqui no sul anunciando o inverno que logo chega.Teremos dias com ventos gelados e céu azul com sol morno,cidades altas com neve,de pijamas todo fim de semana,casacos e botas nos protegendo lá fora,viagens deliciosas pela região montanhosa e praianas,cafés coloniais,edredons e cobertores nos aquecendo a noite,fogões a lenhas e lareiras aquecendo as casas,comidas gostosas com sabor da madeira,pinhões assados na chapa,bolachas caseiras,churrasco,cucas,mate,vinho quente...

Tem coisas ruins?Claro que sim,mas as boa suprem essas lacunas que vão sendo solucionadas aos poucos.Povo bom ordeiro,batalhador,ainda mantém tradições familiares oriundas de onde vieram, que se misturam aos bons costumes locais e tudo fica muito bom.

É onde vivo,um pedaço do Brasil,paisagens lindas,passeios inesquecíveis,povo bom acolhedor,trabalho árduo e farto,jovens se educando com boa tecnologia força de vontade e trabalhando desde cedo,os mais velhos ativos colaboram de alguma maneira,são respeitados pelas famílias e ainda se preserva o respeito pelo outro e pelo lugar, em que se planta e colhe em todo os sentidos.

Chuvas de maio no sul do Brasil é assim,gostoso como chocolate quente com bolachas de natal.

Coisas de Regina