# No Momento - Não existe liberdade de expressão na TV Brasil com Bolsonaro I Time acha que Lula já ganhou

Um jornal de atualidade

- O presidente Jair Bolsonaro vem usando politicamente a Empresa Brasil de Comunicação - EBC - e a TV Brasil. Reportagem da revsita Piauí ouviu 29 funcionários e ex-funcionários da emissora, além de ex-gestores, constatando a presença constante de Bolsonaro na tela da TV Brasil.

Repórteres da EBC e da TV Brasil denunciaram a censura do termo“ditadura militar”. No máximo, “regime militar”. O jornalista Lucas Krauss, que trabalha com edição de textos na tevê, disse que fez uma nota de que o governo demorara a agir para evitar a crise energética. A nota foi censurada.

O jornalista Gésio Passos, ao participar de uma coletiva do Ministério da Saúde, mandou uma pergunta por escrito na qual indagava se os militares sem experiência na área teriam condições de conduzir o combate à pandemia. A pergunta criou uma crise. As chefes do radiojornalismo, em conversa do WhatsApp, tiveram o seguinte diálogo, ao qual a piauí teve acesso:

– Isso chegou no Palácio – disse a coordenadora de reportagem, enviando cópia da pergunta.– Estão querendo a cabeça da Sirley –, completou, referindo-se à diretora de jornalismo.

Lula é capa premonitória da Time

- A mais nova edição da revista Time publicada nesta quarta-feira (4) traz em sua capa o ex-presidente Lula (PT), definido com o título de que o "presidente mais popular do Brasil" A matéria, assinada pela jornalista Ciara Nugent, diz que este é "o segundo ato de Lula" em referência a sua pré-candidatura a presidente nas eleições de 2022.

O reportagem começa citando a “jornada de herói” de Luiz Inácio Lula da Silva, a partir da infância pobre, passando pela trajetória sindicalista, até a incursão política que levou o petista à presidência; em contraposição com a “tragédia”, com as acusações de corrupção, a prisão e a destruição de seu legado por rivais.

O texto ainda diz que o ex-presidente, aos 76 anos, "esperava uma vida mais tranquila longe dos salões do poder". “A política vive em cada célula do meu corpo, porque eu tenho uma causa. E nos 12 anos desde que deixei o cargo, vejo que todas as políticas que criei para beneficiar os pobres foram destruídas".

A Time menciona ainda a anulação dos processos contra o ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF), por conta da parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, e a atual configuração política do país, que coloca o esquerdista Lula como favorito nas pesquisas eleitorais contra “o atual presidente de extrema direita Jair Bolsonaro”.

“Os finais parecem não se encaixar, no entanto. Em abril de 2021, a Suprema Corte do Brasil anulou as condenações por corrupção que haviam excluído Lula – como ele é universalmente conhecido – da política em 2018, dizendo que um juiz tendencioso em seu caso havia comprometido seu direito a um julgamento justo. A decisão bombástica colocou o Brasil a caminho de um confronto entre o esquerdista Lula e o atual presidente de extrema direita Jair Bolsonaro nas eleições de outubro de 2022.”

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 04/05/2022
Reeditado em 12/05/2022
Código do texto: T7509031
Classificação de conteúdo: seguro