# No Momento - Presidente Jair Bala diz que a turma dele defende a demcracia acampando enfrente ao Congresso - Gás sobe de novo e Bolsonaro aproveita para churrasquear em Uberaba e desgoverno continua falido

Um jornal de atualidade

-Sem discursar , o presidente Jair Bolsonaro participou de manifestação favorável ao seu governo, na manhã deste domingo em Brasília, onde disse que o ato era "em defesa da Constituição, da democracia e da liberdade" (então por que!).

Os bolsonaristas se reuniram no gramado em frente ao Congresso Nacional diante de um carro de som. Imagens aéreas da TV mostravam o grupo espalhado pelo gramado em uma quantidade aparentemente inferior à de manifestações anteriores.

--"Vim cumprimentar o pessoal, que está aqui numa manifestação pacífica em defesa da Constituição, da democracia e da liberdade. Então parabéns a todos em Brasília e em todo o Brasil que hoje estarão nas ruas. Estamos juntos, o Brasil é nosso, Deus, pátria e família", declarou o ainda presidente Bolsonaro .

GÁS NATURAL aumenta de novo

- A semana começa com o gás natural ficando mais caro nesta segunda-feira. A Petrobras anunciou na semana passada reajuste de 19% no preço do insumo a suas distribuidoras, medida que passou a valer em 1º de maio. O novo valor deve impactar toda a cadeia a partir desta semana, levando a aumentos na ponta no Gás Natural Veicular (GNV). O combustível é usado no gás encanado em residências, na indústria e em alguns veículos, sendo tradicional nos táxis. A alta no GNV vem em momento de pressão generalizada nos preços praticados no Brasil. O mercado já aposta que a inflação seguirá acima de 10% até o segundo semestre, em grande medida devido às altas nos combustíveis.

ENQUANTO ISTO, JAIR BALA foi COMER CHURRASCO NA EXPOZEBU DE UBERABA

- O ainda, infelizmente, presidente da balbúrdia, Jair Bolsonaro, participou da abertura da ExpoZebu, maior feira zebuína do mundo, na manhã de sábado (30/04). O evento ocorreu no parque de exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG), e com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, além de autoridades do setor.

Em seu discurso, o ainda presidente Jair Bala Bolsonaro falou sobre a importância do trabalho do Ministério da Agricultura(rá,rá,rá) e da feira que inicia sua 87ª edição.

- Desgoverno Jair Bala Bolsonaro está falido -

O Governo registrou déficit primário de R$ 6,3 bilhões em março de 2022, conforme informou, na semana passada, o secretário do Tesouro Nacional. Paulo Valle.

O resultado primário do Governo Central acumulado em 12 meses (até março de 2022) foi de déficit de R$ 15,5 bilhões, equivalente a 0,17% do PIB.

Previdência

O déficit previdenciário total — considerando não apenas o RGPS, mas também os números dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e despesas com pagamentos de pensões e inativos militares — alcançou R$ 366,1 bilhões (3,9% do PIB) no acumulado em 12 meses, até março de 2022, considerando valores corrigidos pelo IPCA.

Teto de Gastos e Regra de Ouro

Em março de 2022, as despesas sujeitas ao Teto de Gastos totalizaram 23,2% do limite atualizado, conforme estabelecido pela Emenda Constitucional nº 95/2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal.

Em relação à Regra de Ouro (artigo 167 da Constituição Federal), o atual cenário é positivo, destacou o subsecretário de Dívida Pública, Otavio Ladeira. “Este ano não deveremos ir ao Congresso Nacional solicitar crédito adicional, como tínhamos visto nos últimos anos”, afirmou. A margem de suficiência dos últimos 12 meses está em 90,62%. [AA2] A Regra de Ouro é um mecanismo que impede o governo de aumentar a dívida pública para pagar despesas correntes (como salários, custeio e aposentadorias).

Participaram da coletiva o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle; o subsecretário de Planejamento Estratégico da Política Fiscal, David Athayde; e o subsecretário de Dívida Pública, Otavio Ladeira.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 02/05/2022
Reeditado em 02/05/2022
Código do texto: T7507596
Classificação de conteúdo: seguro