Fora das fronteiras

As guerras digitais e midiáticas são os principais pilares das ameaças híbridas,” frequêntes , especialmente após a intensificação do conflito internacional entre países ocidentais, Rússia e China, chegando ao seu clímax, encarnado na atual crise ucraniana.

Os teatros de guerras híbridas vão se estendendo para incluir o mundo inteiro, bem como África.

O Instituto de Estudos de Segurança da África do Sul sublinhou que a África se tornou palco de ameaças híbridas, cujos exemplos mais importantes são as alegações de campanhas e narrativas da mídia, apoiadas por países estrangeiros e cuidadosamente projetadas em termos de divisões políticas entre os países africanos, liderados por Mali, África Central e Burkina Faso, são países que sofrem com uma crescente ameaças e perigos de grupos terroristas, proporcionando guerras convencionais decorrentes de conflitos híbridas, ataques eletrônicos contra as organizações de ajuda humanitária e Comitê Internacional da Cruz Vermelha .

O uso de drones como armas em zonas de conflito no Chifre da África, Sahel e Moçambique, tanto por grupos armados violentos, ou por agências governamentais, cujas agentes apontam também os perigos emergentes representados pelas guerras híbridas na realidade africana .

Tentando explicar o que é as guerras híbridas, apesar de seu uso generalizado, representando um conceito evasivo e difícil a sua compreensão, uma vez que os perigos e ameaças híbridas visam a desestabilização da segurança na África.

Abordagem cinza :

A guerra ucraniano-russa constitui como um exemplo a ser repensado e debatido no campo das relações internacionais, envolvendo o conceito de guerras híbridas, utilizadas desde o início do século em múltiplos casos. Trata-se de uma arma que ganhou força depois que os Estados Unidos e países ocidentais impuseram sanções a Moscou, cujos relatos conflitantes se espalharam nas mídias sociais sobre supostos crimes de guerra na Ucrânia, num momento da exposição africana a uma guerra permanece profundamente devastadora e dividida, conforme revelado na votação da ONU sobre uma resolução Condenação da invasão russa da Ucrânia .

A guerra híbrida tornou-se a opção preferida para a gestão da política, incorporando alvos malignos e imorais na zona cinzenta entre a paz e a guerra. Atacando as fraquezas dos oponentes, especialmente aquelas ligadas às redes nacionais de energia e infraestrutura crítica, consequência de uma tendência internacional, cada vez mais crescente .

Tal conceito de “guerra híbrida” apareceu pela primeira vez no início do século, ele ocupou um lugar de destaque na literatura de conflito após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014. Trata-se de uma forma de guerra, caracterizada pela mistura de forças e táticas convencionais e não convencionais visando objetivos estratégicos; sendo um tipo de guerra que pode ser realizada por atores não estatais. Das repercussões dessa hibridização, segundo o general Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior russo, “a distinção entre guerra e paz está se tornando cada vez mais nebulosa na era moderna ”.

Para William Nemeth, ele sublinhou que uma guerra híbrida é “aquela guerra que usa uma ampla gama de medidas militares, paramilitares e civis aberta ou secretamente em um design altamente integrado, no qual o adversário tenta influenciar os tomadores de decisão influentes e os principais tomadores de decisão por meio de uma combinação de operações cinéticas e esforços disruptivos”. O agressor muitas vezes recorre a ações encobertas para evitar responsabilidades e punições .”

Portanto, um ataque híbrido refere-se ao uso de métodos não convencionais como parte de uma abordagem multi-domínio à guerra com o objetivo de imobilizar um oponente sem se envolver em hostilidades abertas. O que aumenta o perigo dessas ameaças mistas é que elas são comumente associadas ao terrorismo, crime organizado e forças extremistas dentro da sociedade .

Muitos consideram que a guerra híbrida foi adotada por atores internacionais, em resposta à superioridade militar tradicional ocidental. A guerra híbrida já alcançou sucessos significativos no campo da política. Isso levou os analistas a falar sobre o surgimento de um grande grupo de novas “ameaças híbridas” que surgiram para os mundos de múltiplos conflitos, incluindo o uso do ciberespaço como ferramenta de conflito, o que complica a digitalização das guerras .

Assim, a guerra híbrida representou uma mudança fundamental na natureza das guerras, baseadas na teoria de Carl von Clausewitz por um longo período de tempo .

Estilos africanos :

Três áreas principais de ameaça híbrida na realidade africana podem ser identificadas :

1. Acesso problemático a informações e mídias sociais: A experiência prática mostra que muitos sites e plataformas de mídias sociais atuam como fontes de disseminação de notícias falsas e teorias da conspiração, enganando os usuários por meio de informações falsas, fomentando o pensamento ilusório e preconceitos e equívocos que se espalham com espantosa velocidade .

As guerras civis na Líbia e na Etiópia, por exemplo, mostraram o papel da desinformação e da disseminação de informações falsas nas mídias sociais na disseminação do espírito de divisão e divisão social. Grupos terroristas como o al-Shabaab al-Mujahideen na Somália também usam o ciberespaço para espalhar rumores, deliberadamente mortos ou doentes em unidades de saúde por agentes do governo para mobilizar a opinião pública .

Em fevereiro de 2022, o Atlantic Council divulgou uma campanha online cuidadosamente coordenada e apoiada pela Rússia dirigida ao Mali, cujo objetivo, segundo os pesquisadores, era alimentar o sentimento antiocidental e minar a construção da democracia, mobilizando o apoio popular ao governo do presidente interino.

O caso do Arame Guetta e exército maliano após o golpe de maio de 2021 revelou alguma temática da força estrangeira no continente. Tal fato coincidiu com o momento em que a França preparou a retirada de suas forças do Mali. Postagens nas mídias sociais promovendo uma retórica populista em apoio ao Conselho Militar de Transição no Mali e também no sentido de apoiar a chegada do Grupo Wagner, apoiado pelo Kremlin, antes de ser anunciado no Mali .

Por sua vez, as potências ocidentais também usaram táticas híbridas para influenciar a região. Em 2020, o Facebook removeu postagens de contas falsas da França, promovendo uma retórica hostil contra a Rússia. O Mali não foi a única vítima dessas guerras de informação híbridas, mas outros países como Burkina Faso e a África Central foram vítimas da guerra por procuração entre o Oriente e o Ocidente .

2. Explorando as lacunas nas capacidades do Estado: o que traduz a falta de funções específicas do Estado abrindo amplas oportunidades de influência e intervenção. Na República Centro-Africana, a debilidade dos serviços de segurança permitiu à Rússia gozar de uma influência significativa no país através dos setores de inteligência, segurança e defesa .

Este não é o único caso. Durante o ataque ao hotel de Nairóbi em 2019, influenciadores com características caucasianas apareceram em fotos de equipes de resposta, apoiando serviços de segurança do Quênia contra o Estado, dependendo de muitos contratos ou consultas de países como Israel e Reino Unido .

Tais lacunas e fraquezas abrem espaço para vários setores, num momento em que há uma necessidade urgente de desenvolver infraestrutura, redes de energia, tecnologia da informação e telecomunicações, proporcionando múltiplas entradas para acessar informações vitais e infraestrutura para órgãos governamentais e em favor das forças externas .

O exemplo famoso disso foi o ataque em meados de novembro de 2021, alvo de duas usinas estratégicas na África do Sul, provocando certos novos apagões no país. Após investigações, o CEO da Ascom divulgou um comunicado dizendo que havia evidências de sabotagem objeto do incidente, podendo ser categorizado no âmbito de ameaças híbridas – ou mais apropriadamente, ataques híbridos .

Algumas explicações equiparam a má gestão à corrupção e ao terrorismo doméstico. Tratando-se de uma outra fonte potencial de ataque, aquela que busca grandes interesses comerciais no crescente mercado de energia renovável da África do Sul. Tendo em conta o exemplo da China, maior fabricante e produtor de painéis solares, beneficiando muito com o crescente mercado de energia renovável na África do Sul, depois de desestabilizar a produtora de eletricidade Ascom .

Na mesma linha, um relatório recente da Interpol observa um aumento acentuado nos ataques à infraestrutura crítica – incluindo bancos, portos, hospitais e ministérios do governo. A Interpol cita ainda Uganda, Nigéria, África do Sul e Moçambique como países-alvo .

3. Corrupção e corretagem de contrafação. Elas visam projetos de mega-infraestrutura na África – principalmente financiados e implementados por empresas estrangeiras e empréstimos estrangeiros – tratando de um assunto altamente vulnerável à corrupção e má gestão, mas, devido à sua escala, representam um desafio direto aos estados africanos, pendentes das dívidas. Cuja China ofereceu deliberadamente enormes empréstimos à Zâmbia, considerando muito bem que Lusaka não poderá reembolsá-los, uma vez que Pequim pode assumir a gestão do Aeroporto Internacional Kenneth Kaunda no caso de incumprimento.

Trata-se de Casos semelhantes do porto queniano de Mombasa, principal porta de entrada comercial para a África Oriental. Estabelecendo um monopólio sobre os setores de telecomunicações –papel exclusivo da ZTE Corporation, Huawei e China Telecom na Ethio Telecom da Etiópia – que os projetos da (China) exploram via a influência quase ilimitada nestes países afetados .

lições retiradas

Além do exposto, o acesso a tecnologias avançadas, a proliferação de armas e o uso inovador de armas convencionais (como drones), juntamente com as dificuldades de atribuição de responsabilidades quando ocorre um ataque, representam o maior desafio em conflitos futuros, tornando-o difícil a identificar, necessitando de respostas apropriadas contra um não-adversário específico.

O desenvolvimento do setor de tecnologia da informação e a crescente penetração das telecomunicações na gestão e finanças dificultaram o mundo online para os atores africanos mais vulneráveis do que nunca. Com todos os itens acima mencionados, as ameaças híbridas não são apenas um fenômeno negativo no continente africano, mas também um alerta contra o perigo da ignorância e subdesenvolvimento.

O fato de muitos atores quanto a guerra híbrida, parte de suas ferramentas assimétricas como operações estratégicas, face a um conflito militar aberto, podendo reduzir o nível de violência e baixas – pelo menos no curto prazo.

Podendo abrir mais espaço para negociações e ter uma margem de manobra para os diversos atores. Tornando o fenômeno mais claro para com os diferentes estágios históricos das guerras e conflitos violentos africanos. Todas as intervenções externas nos séculos XIX e XX levaram à violência prolongada e à morte de milhões, comparado com os conflitos nas últimas décadas, bastante baixos em intensidade, mas ao mesmo tempo muito estratégico quanto à dominação. No entanto, os efeitos de longo prazo da guerra híbrida podem ser ainda mais devastadores, minando a capacidade do governo e da sociedade de resistir a esses desafios, colocados por um mundo pós-verdade .

Esta é uma guerra híbrida em termos de uma combinação de formas tradicionais de conflito armado e outras ferramentas estratégicas, envolvendo operações de informação de influência, sabotagem ou manobras. Isso implica ataques cibernéticos, diretamente ligados aos computadores ou Internet, dados dos crimes tradicionais, de extorsão e fraude.

Em toda a África, as armas híbridas implantadas em tempos de conflito e paz minam as noções de estado de lei e ordem. Às vezes usadas no sentido de arrecadar fundos para organizações terroristas ou criminosas. De qualquer forma, a ameaça emergente no continente proporciona ataques cibernéticos e guerra de informações falsas ao encontro de entidades estatais, cujos adversários cada vez mais tiram vantagens geoestratégicas dos conflitos futuros extremamente complexos e entrelaçados.

A disseminação da tecnologia de drones na África constitui um exemplo e um aspecto importante da ameaça híbrida. Apontado por controles remotos em lugares ou países como Etiópia e países do Sahel, onde corre o risco de serem usados para resolver disputas locais na ausência de medidas de controle estritas.

Finalmente os africanos precisam estudar e aprender com esses eventos e desenvolver estratégias adequadamente dentro da crescente teoria e prática da guerra híbrida. Porque essas ameaças híbridas podem parecer distantes ou um luxo intelectual para alguns, dadas as necessidades humanitárias urgentes do continente, mas as consequências para a segurança humana são tão graves, podendo ser ignoradas pelas políticas. Uma vez que a consciência sobre os desdobramentos das guerras de quarta geração e ameaças híbridas proporcionam aos países africanos respostas apropriadas com base em práticas internacionais na construção de resiliência .

Também o que pode ajudar os africanos a evitar respostas desestabilizadoras da economia e da sociedade. Traçando estratégias que impedem África a ser vítima de uma nova forma de guerra fria e de guerras por procuração à luz das complexidades do mundo cibernético.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário - Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 24/04/2022
Reeditado em 24/04/2022
Código do texto: T7501859
Classificação de conteúdo: seguro