CHORO INTERMITENTE

Meu choro não é livre!

Na minha maior tristeza, eu choro em silêncio, talvez porque, acostumada a não incomodar as pessoas.

Meu choro é daquele chorinho sentido e sofrido, daqueles de dar dó de mim mesma.

Aquele choro baixinho prá ninguém ouvir, sabe?

Que às vezes se dá no chuveiro ou nas altas horas da noite, sempre às escondidas...

O mais chato é que, quando começo a chorar, não consigo parar mais, esse choro vem em salvas e se perpetua... É daqueles chorinhos tristes, que se fica com os olhos inchados, vermelhos, doloridos, com dor de cabeça e tudo...

Quando não é isso, é totalmente silencioso e em incessantes cascatas, que tento, em vão secar com a manga da blusa e sem muito ou nenhum sucesso... Esse também demora a passar.

Eu queria mesmo era poder chorar desesperada, sabe? De se jogar na cama e soluçar profundo.

Eu queria fazer escândalo, eu queria chorar soluçando, até secarem as lágrimas e eu enjoar de tanto chorar... pra esvaziar de toda a tristeza...

Mas, não, ao invés disso, fico nessa intermitência, entre o choro sofrido e os espasmos de sorrisos do meu dia-a-dia!

Esta semana li sobre um jornalista que, para dar a notícia dos índices de inflação, usou a palavra “despiora”.

Disse que houve uma despiora dos índices.... Será que ele sabe que já existe a palavra “melhora”?..rs

Fiquei pensando que pode ser que ele, para não ser muito otimista, preferiu inventar uma palavra nova, a ter que dar a ideia de que as coisas estivessem tão melhores..rs...

E eu, que estava pensando que estivesse melhorando das minhas intermitências de choro, na verdade estava apenas “despiorando”... Bastou que eu visse umas fotos da antiga vida e de dias muito mais felizes, que destrancaram-se as comportas do choro... Daí pensei: Será que piorei ou "desmelhorei"?

Fui lá pesquisar na internet e segundo especialistas, aquela palavra existe sim e: “É possível entender que a palavra despiorar, não significa a mesma coisa que a palavra melhorar, despiorar significa parar de piorar, ou piorar um pouco menos. Então, neste caso, a escolha lexical tenta enfatizar que algo está parando de piorar.”

Mas, eu, otimista que sou, desejo apenas e tão somente, melhoras prá mim!

Leila Melo Lima Yamasaki Cruz
Enviado por Leila Melo Lima Yamasaki Cruz em 23/04/2022
Reeditado em 25/04/2022
Código do texto: T7501506
Classificação de conteúdo: seguro