# Momento Itajubense # Vereadores de Itajubá querem impichar seu próprio presidente/ Pousoalegrense presa na Tailândia / Ferramenta para desempenho de publicações Unifei está disponível / Mulheres darão vitória a Lula * *

Vídeo jornal de Itajubá - Minas Gerais

Essa é do Perú, ou pior, só em Itajubá, a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Itajubá entrou com um requerimento pelo afastamento do presidente da Casa (juro), Robson Vaz, do PSDB. Claro, ele faz oposição ao prefeito Christian.

E tem mais, a alegação para o pedido de afstamento é de que a polícia civil encontrou uma arma na casa dele. Quer dizer, uma suposta justificativa absurda.

Pousoalegrense presa por tráfico na Tailândia está sem comuniacação até a com a família

- A jovem Mary Hellen Coelho Silva, de Pouso Alegre, presa na Tailândia por suspeita de tráfico de drogas no último dia 14 de fevereiro, ainda não teve contato com familiares. Já são 33 dias detida no país do sudeste asiático. A informação foi confirmada pelo advogado Telêmaco Marrace, um dos profissionais que compõem a defesa da jovem de 21 anos.

O advogado disse que ela deve conseguir falar com pelo menos um familiar nos próximos 10 dias. Mary Hellen testou positivo para COVID-19 e precisou ficar afastada, isolada no presídio de Bangkok. O isolamento terminou dia 10 de março.

a diretora da escola, declaração de emprego.

“Falei com o escritório do Dr. Timothy Tan, advogado criminal em Bangkok. Enviei um e-mail pra ele com toda a documentação da Mary Hellen, atestados de boa conduta, declaração de trabalho, para mostrar que a mesma não é ligada ao tráfico de drogas. Também há um envolvimento de religiosos com bom trânsito junto à família real que intercederá para provar que a mesma, na verdade, foi vítima e entrou sem querer nessa”, explicou o advogado.

“Estamos traçando uma defesa conjunta! Mas dependemos da Embaixada na Tailândia para contatarmos a Mary Hellen. Ela saiu do isolamento e, por ser final de semana e a prisão de Samut Prakan estar lotada de presos, ainda não foi possível a chamada via videoconferência. Mas a Embaixada e nosso contato na Tailândia estão fazendo de tudo para agilizar as coisas”, completou o advogado.

Três brasileiros, entre eles a jovem de Pouso Alegre, foram presos na Tailândia em fevereiro por suspeita de tráfico internacional de drogas. Mary Hellen Coelho, de 22 anos, foi detida ao desembarcar no aeroporto de Bangkok, no dia 14. Ela tinha saído do Brasil pelo aeroporto de Curitiba (PR).

Comunicados de autoridades tailandesas informam que foram apreendidos com os brasileiros 15,5 quilos de cocaína, com valor equivalente a cerca de R$ 7,5 milhões. As drogas estavam nas malas de cada um deles. Mary Hellen e um amigo, de 27 anos chegaram em um voo. Outro rapaz, de 24 anos, chegou em um segundo voo, logo depois, e também foi preso. Ele também saiu da capital paranaense.

Funcionários do aeroporto da Tailândia desconfiaram de itens mostrados no raio-X e as três malas levadas pela jovem de Pouso Alegre e o amigo foram revistadas. Foram encontrados 9 quilos de cocaína em um compartimento oculto.

Mais tarde, o outro paranaense, de 24 anos, foi preso com 6,5 quilos de cocaína em duas malas. Ainda não há confirmação se esse rapaz conhecia os outros dois brasileiros presos no mesmo dia.

Receita Federal apreende R$ 100 mil em produtos em Poços de Caldas

Houve retenção de 56 volumes entre smartfones, drones,notebooks, impressoras, além de oiutros aparelhos eletrônicos, na quinta-feira, 17 de março, conforme informa o Jornal da Cidade, de Poços de Caldas. Os produtos estrangeiros não tinham nota fiscal.

Ferramenta para aferir desempenho de publicações disponível aos pesquisadores da UNIFEI

Desde 14 de fevereiro deste ano, os pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) têm a sua disposição a solução SciVal como ferramenta de apoio para o pensamento estratégico acerca de suas publicações científicas. Desenvolvida pela editora Elsevier, ela tem como fonte a Scopus, considerada hoje a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares de todo o mundo.

Acessando os módulos da SciVal - Overview, Benchmarking, Collaboration, Trends e Reporting -, a comunidade acadêmica UNIFEI encontrará disponível o desempenho de pesquisa de mais de 20.800 instituições e de pesquisadores associados de 230 nações.

Com tais funcionalidades, os interessados poderão acompanhar e monitorar o desempenho de estudos realizados por pesquisadores, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação (PPGs) com mais de 30 conjuntos de métricas; analisar colaborações em nível institucional, nacional e internacional e identificar colaborações em potencial, além de descobrir tendências de pesquisa em qualquer área para auxiliar na tomada de decisões estratégicas, entre outras possibilidades.

Segundo material de divulgação disponibilizado pela Elsevier, trata-se de uma solução pronta para ser usada com potência e versatilidade sem paralelos, permitindo que os interessados visualizem o desempenho de suas pesquisas, façam avaliações em relação aos colegas, desenvolvam parcerias colaborativas e analisem as tendências de assuntos pesquisados.

Como o cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento requer que os gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto dos projetos de suas instituições, a solução SciVal, fazendo uso de uma tecnologia avançada de super-computador de análise de dados, permite que seus usuários processem instantaneamente uma imensa quantidade de informações e gerem, em segundos, potentes visualizações delas sob demanda.

De acordo com os responsáveis pela SciVal, serão realizadas sessões virtuais de capacitação para uso da solução, além de diversos webinars com temas relacionados ao pensamento estratégico da publicação científica. Portanto, os interessados devem ficar atentos à programação dos eventos nos canais da Elsevier.

As imagens ilustrativas desta matéria apresentam alguns exemplos de análises extraídas do SciVal, quando utilizado o perfil institucional UNIFEI, sendo que o pesquisador interessado poderá utilizar o seu perfil de autor ou de um grupo de autores para as análises de países, revistas, tópicos de proeminência mundial e conjuntos de publicações personalizados.

Para mais informações sobre a SciVal, acesse: https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/scival

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UNIFEI: https://unifei.edu.br/prppg/.

ELEIÇÕES 2022

Se dependesse apenas do voto feminino, Lula venceria no primeiro turno

Pesquisa revela que Lula tem 48% das intenções de voto feminino no primeiro turno;

Bolsonaro (PL) tem 20%

Rosana Hessel - Correio Braziliense

16/03/2022 10:48 - atualizado 16/03/2022 11:22

Se dependesse apenas do eleitorado feminino, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje, de acordo com a edição de março da Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16/3).

Se eleitor de Ciro migrasse para Lula, petista vence no primeiro turno

O levantamento revela que Lula tem hoje 48% das intenções de voto feminino na pesquisa estimulada para o primeiro turno. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (PL), teve 20% do voto das mulheres entrevistadas.

Nesse cenário, considerando os votos válidos, a soma dos opositores de Lula teriam 39% da preferência, percentual que não seria suficiente para um segundo turno.

Entre o público masculino, o placar dessa pesquisa estimulada para o primeiro turno também ficou a favor de Lula, mas com uma diferença menor. O petista deve 41% da preferência contra 31% a favor de Bolsonaro.

De acordo com a pesquisa, a avaliação negativa da gestão de Bolsonaro passou de 51% para 49% entre fevereiro e março. Já a regular, manteve-se estável em 22% e, a positiva, passou de 22% para 24%.

Felipe Nunes, CEO da Quaest e coordenador da pesquisa, destacou que houve melhora marginal na avaliação do governo, devido ao movimento de retorno de eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018, mas que se frustraram com o presidente nos últimos anos, refletindo o fato de Bolsonaro estar atraindo eleitores da terceira via que acreditam que essa opção está cada vez mais inviabilizada. Ele também reconheceu que houve uma redução da avaliação negativa de Bolsonaro nas regiões mais pobres, como Norte e Nordeste, refletindo um certo impacto do Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família. “O efeito do auxílio tem sido pequeno, embora seja significativo para o público de baixa renda”, acrescentou.

A pesquisa mostra ainda que a avaliação negativa de Bolsonaro entre as mulheres ficou em 53% no mês de março, um ponto percentual abaixo do percentual de fevereiro (54%). Entre o público masculino, a avaliação negativa do atual governo passou de 48% para 43% na mesma base de comparação.

Na média de todos os cenários da pesquisa estimulada para o primeiro turno, a preferência por Lula ficou estável, em 46% e Bolsonaro, em segundo lugar, passou de 24% para 26%.

Entre os destaques da pesquisa está a queda das avaliações negativas, em diferentes recortes. Um deles demonstra que houve uma redução de 22 pontos percentuais na avaliação negativa do governo para os eleitores que se beneficiam do Auxílio Brasil, caindo de 45% para 23%.

Mesmo com a alta da gasolina e a economia se estabelecendo como principal preocupação entre os eleitores, um crescimento de 35% para 51%, a avaliação positiva do atual governo vai avançando para um melhor patamar desde o início das pesquisas, em 2021.

O levantamento realizou duas mil entrevistas entre 10 e 13 de março e tem margem de erro de dois pontos percentuais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 16/03/2022
Reeditado em 23/03/2022
Código do texto: T7473852
Classificação de conteúdo: seguro