Obesidade mórbida: Por que mata?

Obesidade mórbida é um termo com origem no latim obesitas que significa excesso de gordura e caracteriza o indivíduo gordo, com excessivo volume do ventre e de outras partes do corpo. Também conhecida como adiposidade, a obesidade é a acumulação de gordura no corpo. O excesso de peso expõe o indivíduo a várias doenças como hipertensão, diabetes, apneia do sono, aumentando o risco de morte por doença cardiovascular.

As causas que contribuem para um peso excessivo são muitas, sendo o estilo de vida ocidental (má alimentação, consumo de fast food - alimentos extremamente calóricos, sedentarismo, stress) a principal delas. A obesidade também pode ser causada por vários distúrbios hormonais.

A obesidade mórbida é uma doença grave, que pode ter consequências críticas para um indivíduo. Normalmente uma pessoa é considerada obesa mórbida quando o seu Índice de Massa Corporal está entre os 40 e 49,9.

Já o mórbido significa algo relativo à doença; com doença; patológico: condição mórbida; estado de saúde mórbido. Que se apresenta de modo triste: pessoa mórbida; livro mórbido. Na medicina, significa algo prejudicial à saúde; que provoca doenças. Que evidencia transtornos psíquicos; que contém determinada anormalidade; doentio. Podendo ainda significar algo sem energia nem força; frouxo: aspecto mórbido.

O pior da obesidade mórbida são as consequências na vida do indivíduo. Por exemplo, a pessoa acometida de obesidade mórbida tem consequências muito negativas em sua vida sexual. Por exemplo, os obesos sentem vergonha de despir o próprio corpo na frente de uma pessoa, ainda que tenha intimidade com outrem. Haja vista que, um corpo disforme foge dos requisitos para olhares desejosos e sensações de prazeres ao ver uma pessoa com peso em grande excesso. Assim como também baixa o desempenho e potência sexuais, porque, claro, uma pessoa de corpo com boa forma ou pelo menos razoável tem a tendência a aguentar um nível de potência sexual que jamais um homem obeso ou uma mulher obesa não vai aguentar pela diminuição das habilidades corporais e genéticas na hora do ato sexual. O que pode gerar sentimentos de culpa em pessoas obesas, que podem se sentir diminuídos por seu baixo desempenho sexual diante de um parceiro ou uma parceira com corpo em boa forma ou pelo menos bem razoável. Isto é um dos motivos que podem causar depressão em pessoas obesas, dificuldades de atingirem prazer prolongados e orgasmos muito mais duradouros, porque obesos podem desenvolver problemas sexuais como impotência sexual, dificuldade para ejacular ou a velha ejaculação precoce, a qual é tão odiada pelas mulheres ativas sexualmente.

O trabalho também é algo que pode ser afetado na vida de indivíduos obesos, já que, em muitas profissões, uma boa aparência com o corpo bem apresentável é exigida como requisitos em muitos currículos hoje em dia. Chegando até ser algo preconceituoso mesmo em entrevistas de emprego e já dentro de empresas é comum deixar de lado homens obesos e mulheres obesas.

A convivência social também é um aspecto em que há consequências negativas para pessoas obesas, sendo vítimas de bullying nas escolas, faculdades, universidades, setores de trabalho, empresas, ambiente familiar, bares, restaurantes, cinema. Muitas pessoas sentem vergonha de pessoas obesas e querem mantê-las escondidas e longe do contexto social de pessoas mais descoladas e que se destacam dentro da sociedade. Este estigma em cima de homens obesos e mulheres obesas podem não só levar a oscilação de humor, como a compulsão alimentar pela ansiedade e rejeição, como a transtornos como o transtorno afetivo bipolar do humor pelas crises de altos e baixos que estas pessoas muitas vezes entram em depressão com muita frequência e também em estado de ansiedade e euforia por perder o controle de suas emoções, haja vista que a grande maioria dos obesos mórbidos tem dificuldade de relacionamentos, mesmo quando tem pai e mãe vivos e se casam, ainda que possuam marido ou esposa, nunca acaba o sentimento de rejeição e de desvalorização de um corpo pouco convidativo e não estimulante, sendo visto, dentro da sociedade, como homens ridículos e mulheres ridículas. Todo mundo já conheceu aquele colega “gordão” ou aquela colega “gordona” que já foi alvo de gargalhadas pelo corpo de pessoas obesas.

A rotina de afazeres de casa, serviços simples domésticos se tornam de grande dificuldade para pessoas obesas, que se tornam extremamente dependentes até para vestirem uma roupa ou fazer sua própria higienização ou a higienização do seu quarto, apartamento, casa. A exemplo disso, podemos citar o Programa Quilos Mortais, exibido em TV Fechada A Cabo, que mostra quanto sofrimento há na vida daqueles que comem descontroladamente e vivem sem a menor qualidade de vida do ponto de vista da saúde.

Nesse sentido, a saúde também é extremamente afetada, porque reduz muito o tempo de vida em pessoas obesas. Na comparação com pessoas entre 20 a 39 anos de idade com um peso saudável, obesos da mesma faixa etária perdem 8,4 anos de vida, se homens, e 6,1, quando mulheres. No caso dos homens, eles ainda viveram pelo menos 18,8 anos com a saúde debilitada - no das mulheres, foram mais 19,1 nessa condição. Considerando-se um grupo de idade dos 40 aos 50 anos, os homens obesos perderam 3,7 anos e as mulheres 5,3 anos de expectativa de vida. Homens e mulheres que se tornam obesos em seus 60 e 70 anos de idade perdem um ano de vida - mas enfrentam pelo menos 7 de saúde precária. Principalmente, com este tempo de pandemia de covid-19 e outras epidemias gripais, etc, o número óbito de pessoas obesas tem sido assustador.

Podemos combater esta doença grave com uma alimentação equilibrada, estimular a prática de atividades físicas (em praças públicas, praias, academias, dentro de casa, dentro de um apartamento, em lagos), estas são as várias formas de se cuidarem e de se melhorarem enquanto pessoas, buscando hábitos saudáveis. Pegar também a dica da cirurgia bariátrica, em casos recomendados por médicos especializados em obesidade mórbida.

Logo, urge que, se inicie a prática de políticas públicas para combate da obesidade e ao mesmo tempo que possa haver respeito mútuo: o que estão em estado de grandioso excesso de peso (obesidade mórbida) devem respeitar quem apresenta um corpo escultural e sensual, assim como também quem apresenta uma boa forma deve respeitar o corpo dos obesos mórbidos, para assim conviverem de forma harmônica dentro da sociedade civil. Eu, por exemplo, tenho o corpo atlético e procuro sempre manter a boa forma por meio de uma excelente alimentação equilibrada e um pouco de atividade física, mas eu não tenho preconceito com aquelas ou aqueles que fogem e muito dos padrões corporais do Brasil e do mundo como um todo e também gosto de ser respeitada pelo corpo que possuo e me esforço, um tanto quanto, para mantê-lo. Só assim, magros(as), sarados(as), corpos atléticos, musculosos(as), gordinhos(as), obesos(as) mórbidos(as) conseguirão viver bem e em paz.

Luana Zenaide
Enviado por Luana Zenaide em 29/01/2022
Reeditado em 31/01/2022
Código do texto: T7440409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.