Concordo com Bolsonaro

Meses atrás o Presidente Jair Bolsonaro declarou que vamos conviver com a covid pelo resto da vida. Como essa perspectiva não é agradável, juro que eu gostaria de poder discordar do presidente. Infelizmente, também penso como ele, temos de aprender a conviver com essa doença, sem precisar viver como vegetais (parece que Jorge Ben ficou perto de dois anos confinado num hotel). Não sou infectologista, é claro, mas tempos atrás li um artigo (não lembro quem escreveu) que dissertava sobre a guerra dos vírus contra a raça humana, como eles se modificam e continuam atacando. O artigo era pessimista, dando a entender que as viroses terminarão ganhando e a raça humana será eliminada. Não penso assim, pois esse não é o plano de Deus. Em todo o caso, acabar com a covid pode ser apenas um sonho: ninguém fala em acabar com a gripe, ela também mata e muito, o vírus vai mudando constantemente e agora mesmo temos epidemia da influenza. Bolsonaro deve estar com a razão, até porque combina com um alerta de Greta Thunberg em seu filme "For Nature", do ano passado, que pode ser visto no Youtube e leva uns 5 minutos.

​​​​​​youtube.com/watch?=W5opj2z0D-g

Greta observa com sagacidade que as três crises: de clima, ecologia e saúde, são interligadas. Lembra que o consumo de carne leva a grandes criações de animais de corte que passam microorganismos de espécie para espécie e inclusive para o gênero humano.
Entre parênteses eu lembro que já se noticiou muito, no início da pandemia, a promiscuidade que existia no mercado de animais exóticos em Wuhan, e também se suspeita que a covid tenha vindo do morcego ou do pangolim, animal pouco conhecido no Ocidente, mas na China comem tudo isso, fazem sopa de morcego.
Talvez pensando nesses detalhes Greta Thunberg declara neste filmete: "A próxima pandemia pode ser pior, muito pior". Sim, pode ser covid, gripe ou outra coisa ou várias ao mesmo tempo.
Mas temos de seguir vivendo e está mais do que na hora de deixarmos de ser uma civilização predatória.