O colonizador chegou à terra indígena

O colonizador chegou na terra indígena e encontrou uma cultura que ele não valorizava e talvez não compreendesse e por esta razão tachou o povo nativo de selvagem.

O fato dos indígenas não saberem se comunicar na língua do colonizador criou uma barreira de entendimento entre as duas culturas e o conquistador decidiu "civilizar" o povo selvagem.

Acontece que uma língua só é considerada "morta" quando ela não é mais utilizada ou não existe mais nenhum falante ou grupo de falantes que utilizem aquele sistema de comunicação.

Muitos grupos indígenas mantêm suas tradições e o que se observa é uma situação de aculturamento para tribos não isoladas.

Algumas culturas ainda permanecem em completo isolamento, sem contato com pessoas não indígenas, mantendo seus costumes não só na fala, como nas tradições de caça e coleta com sua organização liderada pelo cacique.

A diversidade é necessária e deve ser respeitada, pois é possível conviver em harmonia com diversas culturas diferentes, até porque não existem pessoas incultas e sim indivíduos com expressões diferentes de manifestações culturais.

#bispoeta