Poesias Anteriores Aos 18/4 - O Susto Do Juca

Lá prás bandas de Santo Antônio, está localizada a fazenda de meu tio. Em minhas férias vou alguns dias para lá, para conviver com meu tio.

E foi nas férias passadas que Juca, o padeiro daquelas bandas, narrou-me este fato que diz ter sucedido com ele.

Passou-se assim o caso.

Perto da fazenda há um cemitério, e mais adiante está a casa do coveiro. Este doutor em covas, é um mestre beberrão.

Pois saibam que certa vez o beberrão precisou abrir uma cova, para um distinto que seria enterrado no outro dia. Quando acabou o serviço, o coveiro foi-se para a bodega "trago de Ouro", única ali por perto.

O coveiro voltou de madrugada, duro de Bêbado e, ao entrar no cemitério, deu alguns passos e caiu dentro da cova por ele aberta. Dormiu ali mesmo.

Quando o dia amanheceu, lá vinha o Juca, com sua carrocinha de pães, (lá ainda é a moda antiga).

Juca, ao chegar na frente do cemitério, fez concha com as mãos e berrou, em direção a casa do coveiro:

- Vai querer pão hoje, cumpadre?

Nisto o coveiro acordou, levantou-se da cova e exclamou:

- Pode deixar um!

O Juca ficou branco, quase...

- Fábio, Fábio! Acorda, meu filho, tu estás a sonhar em voz alta, novamente.

- Ohhhh não! Mãe! Me acordaste justamente agora, que eu ia ver o que sucederia com o Juca!...

Binho.

Tenho postado com o título Poesias Anteriores Aos 18, poesias e redações escritas anteriores aos meus 18 anos. Tenho transcrito exatamente com escrevi à época. Nesse período ainda procurava dominar a Língua Portuguesa e... sigo tentando. Assinava meus textos com meu apelido, Binho, diminuitivo de Fabio = Fabinho = Binho.

Essa redação foi escrita para minhas aulas de Português da Escola Estadual Professor Pedro Schneider, onde fiz exame de admissão e frequentei 4 anos de Ginásio e mais 3 anos de Colegial, como eram à época chamadas as etapas do ensino após os 5 anos do Primário, que fia na Escola Visconde de São Leopoldo; depois do Colegial, vestibular e Curso Superior, que fiz na Unisinos. Tenho muito orgulho dos professores

que ajudaram minha caminhada até a Universidade. Essa redação não recebeu nota "Dez" de minha professora à época, por sua finalização; segundo ela, deveria ter dado um desfecho melhor. Ela restou curiosa e eu, confesso, até hoje, também. Quem sabe algum parceiro ou parceira do RL faz o fechamento da redação e logramos nota máxima. Grato pelas visitas sempre!

fabio fernandes
Enviado por fabio fernandes em 26/11/2021
Código do texto: T7394311
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.