2 tipos de "teoria de conspiração"

A teoria de conspiração que é uma mentira óbvia

1⁰ exemplo: Terra plana

De que o planeta Terra tem o formato de um disco plano e que essa suposta verdade está sendo escondida por governos e cientistas...

2⁰ exemplo: Reptilianos

De que as "elites mundiais" são seres extraterrestres com aparência de réptil que teriam vindo para o planeta Terra a muito tempo e escravizado a humanidade.

A única parte não-absurda é a de que as "elites" têm, de fato, oprimido e explorado o "povo" ao longo dos séculos.

A teoria de conspiração que é mais um exagero do que uma mentira absoluta

3⁰ exemplo: "Big Farma"

De que a indústria farmacêutica tem como única finalidade lucrar com os medicamentos que produz, que são, em sua grande maioria, ineficientes e até que algumas doenças graves foram inventadas por ela, como a AIDS.

Bem, não é equivocado concluir que, o lucro seja um dos objetivos mais importantes da indústria farmacêutica, por ser uma indústria capitalista, mais até do que "servir ou ajudar a sociedade". Mas não é verdade que todos os remédios que produz são ineficientes, inventados -única e exclusivamente- para dar lucros aos seus fabricantes. E também não parece factível que a AIDS tenha sido uma invenção de cientistas que trabalham nessa indústria.

4⁰ exemplo: Dominação mundial do povo judeu

É fato e não antissemitismo que, organizações e indivíduos judeus estão super-representados em posições de poder onde quer que estejam, apesar de seus valores demográficos oficial e comparativamente diminutos (população aproximada de 20 milhões para 7 bilhões de não-judeus). Mas eles não são os únicos que estão desproporcionalmente presentes em centros de proeminência ou comando, e "fazendo o mal". Apenas veja a desproporção de homens brancos, gentios ou não-judeus, heterossexuais, "conservadores" e capitalistas nas mesmas posições de destaque...

Também não é verdade que suas contribuições têm sido homogeneamente ruins, de modo que, essa "teoria" de que dominam o mundo sozinhos, e apenas para "fazer o mal", mais parece um exagero do que uma mentira óbvia.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 12/11/2021
Reeditado em 24/07/2022
Código do texto: T7383945
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.