Halloween 2021

Em 2003, numa (ridícula) tentativa de "resgate e valorização dos valores e tradições brasileiras", criou-se o Dia do Saci-pererê. A data nasceu por meio de projeto criado pelo então deputado Aldo Rebelo Figueiredo e, segundo o parlamentar, a ideia era a de "valorizar os ícones da cultura brasileira".

Em primeira análise, o Dia do Saci-pererê põe em xeque outra data praticamente esquecida: o Dia do Folclore Brasileiro: 22 de agosto. Criado em referência à primeira vez em que a palavra folclore foi mencionada, em 1846 pelo britânico Willian John Thoms, o dia é dedicado -- ou deveria ser -- a tudo o que é "brasileiro": as histórias, as lendas e os personagens tupiniquins.

Em segunda análise, a data foi claramente criada com o intuito de se sobrepor ao Halloween -- ou de se tentar afastar os brasileiros "de uma festa tradicionalmente estadunidense". O porém é que, caso se inicie uma "caça às bruxas", o próprio futebol -- nascido ironicamente na mesma terra onde o Dia das Bruxas surgiu -- deverá mudar de nome ou ser proibido.

Em uma terceira e última análise, há o Carnaval, hoje, quase sinônimo de Brasil, mas que nasceu na Europa e foi trazido pelos colonizadores. A data, tão esperada principalmente por causa do feriado, se usada a mesma régua utilizada pelo parlamentar em relação ao Halloween, deveria ser proibida -- pois, apesar de hoje ser tradicional, foi uma "festa importada".

Portanto, o Halloween é mais uma festa que veio para somar à cultura brasileira. Mesmo nascido de um ritual Celta há muito tempo, essa festa ganhou novos traços e formas nos Estados Unidos e ele o exportou dessa forma para o restante do mundo. Ao desembarcar em terras verde-amarelas, pode (e vai) também ganhar novos traços; novas cores, tal como aconteceu com o Carnaval e tantas outras festividades que desembarcaram no Brasil.