A objetificação das mulheres no Brasil
A objetificação das mulheres no Brasil é o resultado histórico do patriarcado, onde as mulheres eram vistas como submissa e inferior aos homens, nos tempos atuais esse tabu está sendo quebrado, porém, a desigualdade permanece mais no meio da publicidade. Com isso cresce a cada dia o número de estupros e abusos sexuais no Brasil. Mulheres sendo vistas como meros objetos, como formas de obtenção de satisfação sexual.
A publicidade está em alta, e quase sempre tendo a mulher como paradigma, um exemplo disso era a propaganda da cerveja Itaipava, que tinha como ‘slogan’ “vem verão” onde assimilava que a mulher e a cerveja eram dois prazeres para os homens, a Globeleza que até 2015 era nada mais do que uma mulher dançando só com o corpo completamente pintado nas vinhetas da emissora designadas para o carnaval.
Essa objetificação das mulheres se tornou tão banal que a maior parte das pessoas acham "normal", não tem consciência do quanto tudo isso interfere na vida de uma mulher, de como elas são vistas perante a sociedade, tendo como alguns casos mais graves como estupro e assédio, e além do abuso sofrido, ainda ter que ouvir "ela que pediu", por conta da roupa que estava usando.
Conclui-se que as desigualdades existem e que leis devem ser sancionadas para a proteção da mulher, como a proibição de propagandas usando a mulher como objeto sexual. Como uma frase que o Paulo Freire cita “A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo". Sendo assim podendo ser criadas palestras em escolas para que os alunos possam ter o reconhecimento de propagandas preconceituosas e com duplo sentido. Empoderando elas a lutarem por seus direitos.