O cinismo "necessário" da propaganda capitalista

"Nós adoramos os nossos clientes"; "Nós queremos cuidar da sua saúde", "Nós queremos lhe oferecer os nossos serviços com dedicação e respeito"...

Bem, na verdade, o que eles querem mesmo é o nosso dinheiro e nada mais. Essa é a principal finalidade de tudo no mundo alienante do capitalismo: dinheiro.

Mas, parece ser "necessário" fazer essa propaganda cínica e mentirosa, pintando a maioria dos empresários como criaturas cândidas que "trabalham pesado" para oferecer o melhor serviço ou produto.

Humildade, simpatia e bondade são traços fundamentais na propaganda capitalista. 

A maioria provavelmente sabe que é mentira, mas prefere fingir que o capitalismo é lindo porque parece mais cômodo suportar os seus absurdos do que se levantar contra eles.

 

A propaganda diz que tudo se consiste numa relação de cooperação e troca. Eles, com serviços ou produtos, nós, com o consumo ou dinheiro. Na realidade, a finalidade do capitalista não é cooperar mas ganhar dinheiro. É bem simples de entender.

Capitalistas nunca são realmente francos com o que realmente querem, com os seus negócios. Se fossem, sua propaganda mudaria de tom, de uma voz suave sugerindo que a maioria dos empresários apenas oferecem os seus serviços ou produtos com humildade e dedicação, para uma voz arrogante que fala um português mais claro: "estamos querendo te vender isso porque queremos o seu dinheiro para ficarmos mais ricos. E aí, vai levar??"