Shikamaru e a filosofia

Eu já comentei sobre dois personagens de um dos meus desenhos favoritos, o protagonista de mesmo nome, Naruto, e Rock Lee. Em relação ao Naruto, eu associei a raposa de nove caudas, monstro selado dentro do seu corpo, à criatividade, também comentando que esse poder pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal. Quanto ao Rock Lee, eu destaquei o seu autoconhecimento, de ter focado e desenvolvido os seus poderes a partir do que todo ninja tem de mais básico, a capacidade de luta, por não ter nascido com a capacidade de produzir magias.

Agora, usarei rapidamente o Shikamaru como referência.

Vamos então...

Ele é, provavelmente, o personagem mais racional deste desenho, por ser um dos poucos que desenvolve uma visão crítica sobre o mundo ninja em que vive e suas regras autoritárias, sem direito a diálogo, contestação, concessão ou conciliação de interesses, por estar sempre reclamando das lutas sem sentido que tanto caracterizam esse universo. Pois se o Naruto representa o gênio criativo e Rock Lee o autoconhecimento, então, Shikamaru representa o pensamento crítico, que também é fundamental para a filosofia, de buscar saber o porquê das "coisas" que são impostas como verdades incontestáveis; de discernimento sobre o que é frívolo ou alienante e o que é realmente necessário na vida.