O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

"Ela se jogou da janela do quinto andar, nada é fácil de entender". O trecho da música Pais e filhos da banda Legião Urbana, reflete uma consequência do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, ao evidenciar o desentendimento acerca do motivo pelo qual a fez morrer. Dessa forma, enquanto a sociedade e o governo não priorizarem essa adversidade, tragédias como a citada cada vez mais acontecerão.

A princípio, o preconceito diante de transtornos psíquicos tem origem nas cobranças sociais. Segundo o pensador Sul-Coreano Byung-Chul Han, vive-se hoje na chamada "Sociedade do desempenho", a qual obriga o indivíduo a ser melhor e mais produtivo possível. Assim, quando uma pessoa não aguenta essa sobrecarga e apresenta problemas psicológicos, as demais - evidentemente, em seus estados conservados e pensamentos individualistas tratam-na com indiferença e atribuem à sua condição como sendo uma "frescura" "coisa de mente fraca". Logo, é indubitável a dissolução de tal atitude no corpo social.

Outrossim, a desinformação provocada pela irresponsabilidade governamental, auxilia nesse mau comportamento. O jornalista brasileiro, Caco Barcelos, afirma que a culpa não é de quem não sabe, mas sim de quem não informa. Nesse sentido, quando a população não possui informações esclarecedoras sobre como identificar e agir para com pessoas em estado de fragilidade consequentemente essa não saberá como posicionar-se corretamente. Enfim, cabe à gestão pública transcorrer sobre o assunto.

Portanto, para que as doenças mentais não continuem sob olhares errôneos, são necessárias imposições efetivas. Para tanto, o Governo Federal - como garantidor do bem estar coletivo - mediante uma ação conjunta com o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, deve

promover palestras e debates em escolas, universidades e praças municipais, sobre a importância dos cuidados para tratar pessoas com os problemas supracitados a fim de zelar pelo bem dos afetados psicologicamente. Feito isso, findar-se-á ocorridos como o citado na música da Legião Urbana.