Como o Rock n' Roll ganhou o mundo

A fim de estipular uma data exata para o nascimento do gênero musical popularmente conhecido como “Rock n’ Roll” devemos primeiramente olhar para as suas origens no “Blues”.

Nascido por volta de 1870 nas lavouras de algodão ao sul dos Estados Unidos, legado dos escravos que eram trazidos do continente africano que representavam em suas canções a vida sofrida, o blues traz em sua essência a tristeza daquele povo que tinham na música, uma fuga dos problemas enfrentados.

Nomes como Robert Johnson e Big Bill Broonzy foram os primeiros a utilizar um estilo próprio e diferenciado nas suas músicas, com um vocal mais “rasgado” e arranjos mais elaborados, o que já dava início as variações musicais que posteriormente ganhariam o mundo.

A grande depressão de 1929 gerou a falência de diversos empresários e fazendeiros da época. Milhares de negros desempregados migraram para o norte do país em busca de trabalho e melhores condições de vida em grandes centros industriais como Chicago e Detroit. Mais

especificamente na cidade de Chicago, o blues urbano ganhou os bares da cidade com a adição de ritmos mais estridentes e eletrificados, e outros instrumentos como guitarras, contrabaixos e bateria.

Posteriormente, em meados de 1940, os estilos musicais americanos “Country” e “Gospel” acabaram se unindo com os ritmos do blues dando origem ao que conhecemos hoje como Rock n’ Roll, tendo como um de seus principais expoentes, o chamado “Rei do Rock” Elvis Aaron Presley. Seus ritmos embalados e danças contagiantes ganharam os Estados Unidos, o que em questão de pouco tempo, se alastrou pelo globo ajudando a difundir o estilo pelo mundo. Em 1955, acontecia um importante conflito no leste asiático, a guerra do Vietnã, o que

acabou sendo o estopim para uma mudança de paradigma nas mentes dos jovens durante a década de 60. O movimento “Hippie” surgiu quando o conservadorismo padrão foi contestado por aqueles que se mostravam contrários ao sistema que, de acordo com seus ideais, promovia miséria, violência, guerras e angústia. Músicos e artistas da época ganharam muita repercussão devido as influências políticas que eram difundidas, o Rock ganhou muita força entre os jovens durante esse período conturbado da história americana. Festivais como, o famoso “Woodstock” em 1969 (que teve a participação de artistas renomados como Janis Joplin e Jimmy Hendrix) foram responsáveis pela difusão do gênero.

No Brasil, o rock ganha força com a “Jovem Guarda” quando a televisão tomou o controle da música popular brasileira, reestruturando suas hierarquias de poder sob o escudo de uma gramática audiovisual. Estreando em agosto de 1965 na TV Record, a jovem guarda tinha

o comando de Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos, jovens das classes populares talhados pelo samba-canção, pop italiano, rock balada norte-americano e, fundamentalmente, pela sonoridade e visual dos Beatles. Tomando conta dos movimentos jovens da época, exercendo uma assimilação da cultura norte americana, o rock se difundiu pelo mundo como um estilo musical relacionado a oposição do sistema político.

Os conturbados anos 80 foram muito importantes para o fortalecimento do rock pelo mundo com a chegada do movimento “Punk”. Nas terras da rainha, bandas como “Sex Pistols” possuíam características de autonomia do faça-você-mesmo, o que era retratado não apenas na aparência agressiva de suas roupas e cabelos, mas também nas atitudes políticas anarquistas e o sarcasmo niilista que imperava nas mentas dos jovens ingleses.

Concluindo, o Rock n’ Roll teve seus apogeus durante períodos de importantes conflitos e movimentos políticos, o que ajudou a associar o estilo a um sentimento de rebeldia e revolta contra o sistema. Proveniente de grandes centros urbanos, não demorou muito para o gênero cair no gosto dos jovens pelo mundo todo que se espelhavam nas culturas americanas e inglesas.