Analisando o argumento de que "a beleza vende mais"...

Teve uma vez que eu fui comprar umas meias e, na loja, tinha um cartaz gigante no fundo, anunciando roupa íntima masculina, vulgo, cuecas. Então, ao invés de um corpo comum de homem, tinha um abdome trincado e dourado, bíceps e tríceps bem trabalhados, à mostra. Na hora, eu resolvi questionar comigo mesmo se a principal ou talvez a única justificativa para o uso propagandístico de corpos esbeltos e rostos "perfeitos" na venda de produtos seja que, por causa deles, vende-se mais. Bem, essa parece ser uma lógica primária, por fazer sentido em um primeiro olhar, mas que pode não fazer a partir de um maior aprofundamento de análise. Afinal, será mesmo que uma cueca sendo vestida por um homem musculoso e seminu, estampando um cartaz, vende mais do que uma cueca sem este apelo?? Ou deve ser porque as marcas mais famosas têm capital suficiente para investir neste tipo de propaganda e, então, haver uma correlação indireta, paralela ou não-causal entre maior sucesso nas vendas e cartazes com modelos atléticos??

Parece certo de se concluir que, além de se basear em argumentos fracos, esse tipo de propaganda também tem o efeito de induzir baixa autoestima em muitos homens e mulheres, porque estão sempre sendo expostos a padrões de beleza que a maioria não pode alcançar.

Outro exemplo

Tem um filme que foi lançado, recentemente, sobre a vida da genial cientista franco-polonesa, Marie Curie. No entanto, para interpretá-la, ao invés de uma atriz que se assemelha à ela, os diretores do filme escolheram Rosamunde Pike para o papel, diga-se, uma mulher que, em nada, lembra a cientista. Será que a escolheram por causa de sua beleza?? Mas, e a busca por uma representação histórica mais precisa, cadê??

Este é mais um exemplo do domínio dos padrões de beleza que são tendenciosamente adotados por uma indústria ou empresa com o provável argumento de que "vende mais", neste caso, de que mais pessoas verão o filme por causa da bela atriz e não pela história em si, mesmo partindo do pressuposto de ser esperado um predomínio de pessoas "mais inteligentes" nas salas de cinemas, se se refere à biografia de uma ganhadora de prêmio Nobel.

Novamente, se não é tão verdadeiro assim que "beleza vende mais", então, por que continua a ser usada, de maneira exagerada, como uma das principais atrações, quer seja na indústria do entretenimento ou da moda??