Duas correlações e uma causalidade sobre os homofóbicos

Primeira correlação: capacidade cognitiva

Ter preconceito contra minorias sexuais está comprovadamente relacionado com uma série de fatores variavelmente 'negativos". Um deles é a tendência de possuir uma menor inteligência.

Indivíduos com pobre controle//inteligência emocional e/ou que pontuam baixo em testes de QI, em provas escolares, que não são muito racionais ou capazes de raciocínio avançado, complexo e preciso. Se, por um lado, a homofobia pode ser o resultado de uma incapacidade intrínseca para lidar com a complexidade inerente da diversidade sexual, por outro lado, também pode ser desencadeada por uma dificuldade de sublimar as próprias emoções, que resulta em preconceitos. Enfim, uma mistura de mediocridade com "histeria". É o que parece ser...

Segunda correlação: índole ou caráter

Parece que o homofóbico mais incorrigível também é muito mais propenso a ser dotado de uma personalidade anti-social (egoísta, frio, calculista...) e, especialmente se for um homem heterossexual*, expressá-la por outras formas de preconceito ou ódio, por exemplo, misoginia, especismo, capacitismo e racismo.

*evidentemente que mulheres homofóbicas também TENDEM a compartilhar as mesmas "virtudes".

Uma criatura adorável, eu diria...

E uma causalidade: a própria estupidez do ato

A estupidez, em sua essência, é quando distorcemos uma verdade, quando somos imprecisos ou injustos, por exemplo, ao obtermos o resultado errado de uma conta matemática (15+2=16).

Pois é exatamente o mesmo em relação ao preconceito, porque se consiste no exagero de uma crítica negativa sobre o que não gostamos. Por exemplo, no caso da homofobia, em que se constrói uma caricatura grosseira dos LGBTs e/ou da diversidade sexual.

Preconceitos e preconceitos...

Alguns preconceitos são mais lógicos que outros, mesmo que também continuem a ser, em sua essência, distorções ou exageros. Por exemplo, o preconceito contra religiosos fundamentalistas, que parece fazer mais sentido do que contra LGBTs, principalmente porque tendem a agir com hipocrisia, arrogância, ignorância e ódio contra indivíduos de outros grupos, claro, incluindo os próprios LGBTs. Pois se o preconceito contra eles/nós tende a se basear em suas próprias identidades ou preferências, o preconceito contra religiosos fundamentalistas decorre a partir do seu comportamento moral geralmente destoante do que pregam as suas crenças. Apenas pegue como exemplo os "sete pecados capitais" e os compare com o comportamento de muitos cristãos...