Racismo - a luta pela igualdade está longe de terminar

Hodiernamente, muito se discorre sobre questões da igualdade racial, mais de 130 anos após a abolição da escravidão no Brasil, o país ainda necessita de mecanismos que se oponham ao preconceito. Ao analisar alguns aspectos dessa temática, confrontamos a já obsoleta discriminação racial.

A priori, a julgar pela maneira como os negros foram "inseridos" na sociedade logo após a abolição, infere-se a luta atual pela igualdade, já que não obtiveram nenhum tipo de reparação ou condição para viver como pessoas livres.

Neste viés, insta salientar que ''naquele momento, faltou criar as condições para que a população negra pudesse ter um tipo de inserção mais digna na sociedade”, disse Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Recai sobre o governo, portanto, a responsabilidade de medidas que anulem a discriminação no país, já que obsoletamente, a inserção dos negros na sociedade foi negligenciada. Só assim será possível amenizar os impactos da discriminação, construindo uma sociedade mais fiel aos princípios da constituição.

K_Karen
Enviado por K_Karen em 11/05/2021
Código do texto: T7253211
Classificação de conteúdo: seguro