TRIBUTO

TRIBUTO

24abr21

Estamos em tempos de muito pensar e o pensamento nada mais é que um bate-papo silencioso e solitário, conosco. Em um destes bate-papos cercados pelo mais absoluto silêncio só encontrado na madrugada, me lembrei de uma frase de um psicólogo a quem recorri quando de minha separação da companheira que havia escolhido para juntos caminhar, me incomodava a sensação de que pela primeira vez havia se interrompido algo importante e inconcluso, disse ele: “a vida é uma estrada amplamente sinalizada, basta-nos enxergar tais sinais”.

E neste auto-bate-papo da madrugada lembrei desta frase e comecei a me perguntar no caminho até aqui percorrido, quais os sinais mais claramente percebidos, então me vem à cabeça: os amigos. Estou em uma fase em que eles se mostram como se fossem plantações germinando nos diversos canteiros em que se resume minha existência, e a comparação com plantações é porque eles são diferentes em forma, conteúdo, cor e intensidade e os canteiros representam épocas vividas.

Começo a percorrer estes canteiros em pensamento e vejo que naquele mais antigo, o criado na infância, ainda vicejam plantas. Ando mais um pouco e encontro os canteiros de minha adolescência, estes eram mais amplos e organizados por setores da adolescência, época de muitas convivências, do Marista, do Padre Machado, da turma do barraco, das namoradas, da Fumec. Logo a frente me encontro defronte ao canteiro dos amigos do trabalho, Usimec, Samarco, São Bento, amigos que foram clientes de minhas consultorias e hoje são plantas daquele canteiro. Bem no centro um canteiro com uma terra muito negra que fazia o verde explodir seu brilho e nele encontrei amigos que juntos compartilhávamos decepções e alegrias que mostravam que a vida vinha em ondas como o mar, pois vitorias e derrotas fazem parte do nosso desenvolvimento e aprendizagem. Em todos os canteiros percorridos encontro os amigos que por uma vontade Divina passaram pela minha estrada e que se tornaram irmãos e dividem os espaços na frondosa árvore genealógica, e em seus múltiplos galhos os amigos são os frutos que nos alimentam. Dali fui para o canteiro estufa e lá localizei aquelas amizades que precisavam de adubo e junto, no mesmo canteiro, aquelas que Deus adubou e que me tornaram forte nos momentos de fraqueza e que fizeram e fazem minhas lutas valerem a pena. E assim fui passando por cada canteiro cultivado em minha jornada e a cada passo caminhado encontrei os sinais de minha estrada que me indicavam a riqueza, a força e a luz que me acompanhavam. Pude ver ainda, que o terreno era vasto e que havia muito espaço para novos canteiros e alguns já até estavam preparados para novas plantas e plantações. Amigos só nos dão prazer e quando podemos fazer algo por eles é a oportunidade que temos de dizermos presente, apesar de que as raízes da amizade serem longas e profundas e não carecerem de presenças para se manterem.

Saio da cama ainda na madrugada e me sinto plenamente alimentado física e espiritualmente nesta salada de vegetais de um sabor tão especial que certamente me foi preparada por Deus, pois só Ele é capaz de nos fazer plenamente felizes.

Obrigado amigos, por alimentarem minha alma e por me conduzirem por estes caminhos.

Geraldo Cerqueira

Geraldo Cerqueira
Enviado por Geraldo Cerqueira em 25/04/2021
Código do texto: T7240818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.