A importância da cultura ética no Brazil
A carência de valores éticos, leva o Brasil a se revelar às demais nacionalidades como uma nação de hábitos de caráter ético duvidoso. A expressão "jeitinho brasileiro", é comumente usada para mascarar uma face antiética e inescrupulosa de uma cultura enraizada.
A priori, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, na sua obra "Raízes da Terra" usa o termo "homem cordial", que está intrinsecamente ligado à dada expressão citada anteriormente, e ambas se remetem às práticas de ações ilegais com o objetivo de se beneficiar, insta salientar que, a violação de normas sociais pequenas, na vida cotidiana, acaba criando atitudes na sociedade como um todo que levam à corrupção nas empresas e na política, indiscutivelmente.
Em acréscimo, Mário Sérgio Cortella diz que, "é necessário cuidar da ética para não anestesiarmos nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal". Neste viés, interpreta-se que a cultura do "jeitinho brasileiro" já está tão difundida que certas ações estão passando despercebidas pela frequência com que ocorrem.
Dado o exposto, fica evidente que o país carrega amarras de uma cultura arcaica e desonesta. A urgência da orientação de princípios éticos devem partir, primordialmente, dos lares, ficando assim os pais responsáveis por desatar e romper com tal cultura tão desagradável e danosa para a exposição do país.