As Operações , "Leão Africano", aumentam  a capacidade do combate das Forças Armadas Reais

A menos de dois meses, o Saara marroquino vai abrigar a maior operação relativa às manobras inéditas do Exército dos Estados Unidos e das Forças Armadas Reais, contando com a participação de cinco mil soldados do Norte da África; trata-se de um encontro anual, ou seja uma oportunidade para aumentar a capacidade das Forças  Reais Armadas, seja na terra ou no ar, através do contacto com os veteranos dos “Fuzileiros Navais”.

Esses exercícios militares constituem uma manobra conjunta EUA-marroquina conhecida como "Leão Africano". São exercícios militares, através dos soldados marroquinos que fazem parte todos os anos, num prazo de 15 dias na região sul do Reino, cujo Marrocos preparado, próximo mês de junho, para receber os cinco mil soldados americanos.

O general americano Andre Ruhling, comandante das forças conjuntas EUA-Europa, destacou que esses exercícios militares conjuntos com Marrocos refletem a importância das relações entre os dois países, tendo em vista “ o exercício militar torna-se um plataforma para as relações estreitas e ininterruptas entre os Estados Unidos e Marrocos ,  parceiro o mais antigo para os Estados Unidos. ”

Tal participação do exército americano nas manobras do "Leão Africano" no coração do Saara marroquino constitui um apoio estratégico para o Reino, cujo "Polisário", pretende-se sempre  bombardear a zona de "Mahbas" em violação do acordo de cessar-fogo , sendo esta participação também veio num momento em que a anterior administração americana tem reconhecido a soberania do Marrocos sobre o Saara.

Tal operação  “Leão Africano” envolve um dos maiores exercícios militares da África, no próximo mês de junho, junto com os soldados dos Estados Unidos e Marrocos, ao lado de outros países da África e da Europa fazendo parte desses exercícios militares.

Sr Mohamed Benhamou, especialista na segurança e militar, num comunicado junto ao jornal online Hespress, considerou que "os exercícios militares da América no saara traduzem a qualidade das relações existentes, bem  estratégicas, já que os oficiais e soldados vão beneficiar  da formação estratégica, bem como de táticas, preparação e defesa. "

No mesmo comunicado, o Sr Benhamou sublinhou que “a América visa a estabilizar a região do saara, especialmente ao nível do Sahel e do Norte de África”, destacando que “estas manobras, nas quais participam soldados de vários países, constitui uma oportunidade real de aumento da coordenação com o lado americano, especialmente no que diz respeito ao arsenal militar e treinamento.

O mesmo analista concluiu que “as manobras americanas no Saara vão permitir aos oficiais marroquinos ter certas capacidades de combate, bem como técnicas para com os oficiais americanos”, cujo “Marrocos tem-se tornado uma potência regional, com o apoio dos Estados Unidos da América''.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 29/03/2021
Código do texto: T7218866
Classificação de conteúdo: seguro