O diplomata marroquino denuncia as manobras dos oponentes do reino na União Africana

O embaixador do Marrocos na União Africana, Mohamed Arouchi sublinhou que muitos países africanos contestaram o comunicado pretendido do Conselho Africano de Paz e Segurança, considerando que Argélia e Quênia foram por trás das manobras desvendadas em relação ao processo do Saara marroquino.

O representante de Marrocos junto à União Africana, numa nota ao jornal online Hespress, considerando o que envolve o comunicado  sobre o pretendido enviado africano, e a abertura de seu escritório em Laayoune entre outros negócios, “ tal não interessa Marrocos em nada, apesar das violações atribuídas a forma de redigir e publicar este comunicado sem respeitar os procedimentos de acordo com os procedimentos do Conselho de Paz e Segurança em termos de execução e implementação.

O diplomata marroquino, conforme este comunicado, sublinhou que tal pretendido comunicado “não tem qualquer credibilidade política ou jurídica”, cujo conteúdo “não reflete a verdade das discussões e conclusões expressas pelos países participantes na reunião do conselho”. 

Os oponentes do Marrocos deliberadamente praticam " linguagem"  inadequada, sem absolutamente nada a ver com as intervenções dos membros, contradizendo as conclusões não oficiais sem nenhum valor jurídico. "

O Embaixador Mohamed Arouchi indicou que este pequeno grupo, não superior a três países, trás de todas essas manobras visam a desafiar o conteúdo da Resolução 693 da União Africana,  único quadro da Fundação Africana, preocupado com o acompanhamento do Saara Marroquino Arquivo.

O mesmo porta-voz considerou que "a Resolução 693, aprovada por unanimidade e por consenso legal entre os chefes de estado africanos, têm colocado um fim a todos os obstáculos da ação africana sobre as discussões e disputas estéreis, objeto das divisões e desperdício do tempo africano. "

Sr Arouchy , na nota junto ao jornal Hespress, explicou que “desde que a UA adotou a Resolução 693, anotou-se uma dinâmica positiva e uma ação conjunta africana longe das discussões estéreis”, cujas novas manobras “visam a desafiar esta decisão, rumo a uma divisão dentro da União Africana na era de debates estéreis e obstruções.

 ”Ação africana, numa época em que a África enfrenta os desafios da integração econômica, bem como da precisa solidariedade e unidade, em prol dos meios econômicos e sociais,  para com as repercussões do Coronavírus.

A Resolução 693 estabelece um “mecanismo da troika”, envolvendo o antigo e futuro presidente da União Africana, para além do presidente da Comissão Africana, a quem cabe exclusivamente apoiar a via internacional e os esforços do Secretário-Geral e do seu enviado pessoal no arquivo do Saara marroquino.

Em resposta à pergunta de Hespress sobre o declínio do apoio continental à Frente Polisário desde o regresso de Marrocos à União Africana, o representante do Reino de Marrocos saudou  este retiro africano e internacional. no terreno através da abertura de consulados no sul províncias, cujos 16 consulados africanos, e de uma série de países africanos pretendendo suas missões no Saara marroquino em Laayoune e Dakhla.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 23/03/2021
Código do texto: T7214200
Classificação de conteúdo: seguro