PANDEMIA: Por que onde muitos viram oportunidades o desemprego bateu recorde?

O ano de 2020 fez com que os planos traçados no final de 2019 fossem revisto e adequados. A mudança do cenário econômico e as tensões em todos os setores, fez com que fosse preciso um planejamento para superar essa fase da melhor forma.

Primordialmente, a crise econômica e a falta de investimentos por parte do governo, foram alguns dos responsáveis pelos números recordes. A pandemia, por sua vez, agravou a situação de desemprego no Brasil, mas também abriu oportunidade para aqueles que pretendiam expandir seu próprio negócio.

Profissionais autônomos e freelancers, foram as áreas que mais registraram alta no número de cadastros, isso resulta das medidas de prevenção nacional, onde o isolamento reafirmou a necessidade dos trabalhadores autônomos.

Por outro lado, os trabalhadores que serviam aos setores diretamente afetados pelas medidas de isolamento, viu-se dependente do governo vigente para conseguir manter o básico da saúde e alimentação domiciliar. Mas sem previsão de melhora, alguns setores mantém-se fechados e mantém, consequentemente, seus trabalhadores inativos e sem renda.

Em suma, a pandemia agravou a precedente estatística de desemprego, mas, oportunizou autônomos e freelancers a investirem em setores onde a oferta e a procura estavam em alta, mesmo sendo um alívio para milhões de brasileiros, essa vantagem não foi abrangente e não resolveu os problemas da economia nacional, posto que os dados chegaram a condições inéditas. Cabe às forças estatais como um todo, um planejamento econômico eficaz, para que o país volte a prosperar e faça-se cumprir os dizeres do símbolo augusto da paz: "Ordem e progresso"