O Polisario chama para a paz para com os marroquinos, uma surpresa  ou uma outra manobra ?

A Frente Polisário, facção extremista apoiada por Argélia, contra Marrocos sobre o saara marroquina, pretende nas últimas semanas mostrar uma nova atitude, no sentido de encontrar uma solução de consenso com Marrocos, chamando a União Africana, cujo Rabat denúncia ser imparcial devido ao papel importante atribuído, no quadro das Nações Unidas.

Parece que a Frente Polisario tem abandonado a retórica de guerra, depois da abertura da passagem de Guergarat, chamando para trabalhar sobre a ideia de cooperação, uma vez que vários episódios e marcos históricos revelaram que tal posição tem esgotado a diplomacia marroquina sem levar a um fim,  o que o Reino entendeu sobre quaisquer negociações ou discussões iniciais.

Tal Frente Polisario considera que as decisões da União Africana tendem a seu favor, uma vez que tais  posições de apoio aos separatistas aumentam o sofrimento e alarga o isolamento, e a este título o Marrocos denúncia tal fato,  confirmando que a resolução do conflito regional forma a prerrogativa exclusiva das Nações Unidas, segundo o relatórios do Conselho de Segurança da ONU.

Comentando sobre as decisões do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, a Frente Polisário aparece na posição da comissão emanada do Conselho da África, para visitar as zonas, numa altura de suspeita do andamento em campos de Tindouf face ao Saara marroquino.

Sr Idriss Kareni, professor de relações internacionais da Universidade Cadi Ayyad considerou que "as ações da União Africana não devem se desviar das resoluções do Conselho de Segurança, exclusivo para a gestão do Saara", destacando a impossibilidade de se desviar dos fundamentos básicos estabelecidos pelo reino de Marrocos.

"Um novo movimento africano se formou constituindo um novo golpe para a Polisário, deflagrando sobre o fracasso dos slogans e da retórica de escalada sobre o acordo de cessar-fogo", anotando que a frente tem mudado o seu comportamento, baseado sobre meios de agravar a situação em toda a região .

O professor universitário considerou que o “Marrocos revela no acordo de cessar-fogo o seu apoio a uma solução consensual, avisando sobre os limites dos problemas e perigos”, contra o comportamento da Polisário e da sua tendência para criar sempre problemas, cujos “ acordos e posições dos Estados Unidos em relação às nações, consideradas importantes e específicas a resolução  da questão do saara do Marrocos.”

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 21/03/2021
Código do texto: T7212181
Classificação de conteúdo: seguro