Argentina: o ministro procura fortalecer a cooperação com universidades e institutos marroquinos
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina, Roberto Carlos Salvaressa manifestou o seu interesse em promover a cooperação com o seu país para com as universidades e instituições especializadas de pesquisa científica do Marrocos, anotou uma fonte diplomática.
Na margem do encontro, quarta-feira passada, com o embaixador do Reino na Argentina, Yasser Fares e Carlos Salvaressa que manifestou o interesse de renovar o memorando de entendimento celebrado, entre seu ministério e o Ministério da Educação Nacional, da Formação Profissional, do Ensino Superior e Pesquisa Científica do Marrocos.
Durante esta reunião, o diplomata tratou principalmente da importância das bolsas aos estudantes estrangeiros pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica e da Técnica da Argentina quanto à promoção da pesquisa científica.
Por outro lado, tal diplomata argentino saudou os esforços do Marrocos no campo da vacinação contra o vírus Corona, destacando que seu país "está ciente do papel pioneiro que o Reino desempenha na África", continente em que se percebe ser "um continente de muitas oportunidades''.
Por sua vez, o Embaixador Fares destacou as distintas relações entre o Marrocos e a Argentina, cujo Reino é parceiro de este país sul-americano, proporcionando-lhe uma porta de entrada para a África, através da sua infraestrutura portuária e aeroportos diferenciados.
O diplomata marroquino destacou ainda na margem deste encontro sobre a experiência do Marrocos no campo da cooperação Sul-Sul, bem como o seu papel como líder africano nos campos do investimento, das finanças, das energias renováveis, da aviação e indústria automóvel, além da investigação científica e técnica.
Finalmente, o Sr. Fares apontou o papel das bolsas que o Marrocos coloca à disposição dos estudantes da África e América Latina.
Lahcen EL MOUTAQI
Professor universitário, Rabat, Marrocos