O exército argelino expulsa os marroquinos de "Oued El Maleh" perto da fronteira 

Os habitantes da região oriental, Oujda, cuja fronteira argelina aguardam com grande apreensão, às mudanças da Argélia, para com a zona de Al “Arja Ouled Soliman”, sendo que o vizinho oriental pretende apoderar das terras dos marroquinos, explorados há anos a titulo agrícola e cultivo;  tais partes proprietários  foram informadas pelos elementos das autoridades marroquinas e argelinas para não explorar as terras desta região, desde 18 de março.

Os habitantes orientais têm “más” recordações dos excessos e ações do exército argelino ao nível de algumas zonas próximas da fronteira, sobretudo as zonas adjacentes à cerca de segurança, onde os “marroquinos ligados com a fronteira” explorando algumas terras, para fins de agricultura e cultivo; uma vez que os dados confirmam  não existir documentos oficiais, seja das autoridades argelinas ou marroquinas, comprovando o status dessas regiões.

Não foi a primeira vez que a Argélia impede os marroquinos do direito de explorar essas terras. Em 1983, os soldados argelinos impediram os marroquinos de explorar uma mina de sal perto da aldeia fronteiriça de Zawyet El Hadjoui, distrito do Comando Bouanan na província de Figuig.

Assim, os exércitos argelinos impedem o povo de Zawiya El Hajwi, sob a liderança de Bouanan, explorar os poços de sal em que trabalhavam no Vale do "Zalmo", e os moradores da região o chamam de Wadi Qir, e seu curso tem cerca de 600 km de comprimento; Este último encontra o vale “Saoura” na região argelina “Iqli”.

As autoridades argelinas também confiscaram as casas, fazendas e palmeiras encontradas na margem oriental do vale, alegando que elas representam "a fronteira natural que separa a Argélia do Marrocos".

Em troca, e para evitar qualquer confronto direto com os argelinos, as autoridades militares marroquinas construíram um muro de segurança na fronteira separando o solo marroquino do território argelino.

Tal mina de sal tem sido confiscada pelas autoridades argelinas, considerada como uma fonte de sustento da população local, os quais ficaram sem ganha-pão num difícil clima árido do saara. tal situação leva os moradores da região a migrar e abandonar as terras ancestrais.

Os nômades espalhados na zona da fronteira sofrem com o abuso e maltrato, sem onde pastar o gado e  camelôs , espalhados pelo saara, impossível recuperá-los ou resgatá-los.

Sr Siddiq Al-Qasimi, um ativista da zona  fronteiriça de Bouanan, sublinhou que "a Argélia chama os cidadãos marroquinos para não explorar as terras localizadas na região de Arja e para retirar-se imediatamente desta zona, estabelecendo uma data específica para a execução do pedido de retirada ", destacando que" os envolvidos na decisão vivem em circunstâncias difíceis, perdem todo que tinham. "sem nenhuma alternativa.”

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 16/03/2021
Código do texto: T7208178
Classificação de conteúdo: seguro