As Manobras militares da Mauritânia atrapalham os movimentos da Polisário na zona tampão

As Mudanças estratégicas que conhece a zona tampão após a operação de liberação do portão de fronteira "Guerguerat" pelas Forças Armadas Reais de Marrocos, durante os últimos meses, levou Nouakchott a interferir de forma a não tolerar mais aos elementos separatistas da Frente Polisário qualquer ação, nem infiltrar no seu território, diante das próximas manobras militares nesta zona.

As manobras militares na zona "Chinguetti" surgem no meio da escalada de tensão na região sobretudo final do ano passado,  levando a Mauritânia defender as suas fronteiras ao norte providenciando uma zona militar ao longo da fronteira com o Marrocos, visando sitiar os terroristas e grupos do crime organizado, objeto do desafio "da segurança " nesses lugares difíceis.

Neste contexto, o exército mauritano mantém manobras nesta zona de fronteiras ao norte,  enviando mensagens claras à liderança da Frente Polisário, no sentido de que as forças armadas mauritanas que monitoram estritamente seus territórios, contra qualquer tentativa de infiltração, com respeito ao país vizinho, aprendendo sobre as mudanças em curso em relação à questão do Saara marroquino.

A este respeito, Abdel-Fattah Al-Fatihi, Diretor do Centro de Estudos Estratégicos do Saara e da África explicou que: “A Mauritânia envia mensagens fortes a todos os grupos transfronteiriços, especialmente aqueles que perseguem ações ilegais, através das quais ele confirma a sua posição a não permitir aos membros do Polisario de usar as suas fronteiras em tudo o que se relaciona com a ameaça  à Segurança e estabilidade da região.

Al-Fatihi anotou neste sentido junto ao jornal online Hespress, que “a Mauritânia continua a enviar fortes mensagens de que as frágeis fronteiras não vão permanecer mais assim, ficando também um espaço de geração de renda de forma ilegais para os grupos sob titulo de atividades ilegais”. Prosseguindo explicando: “As manobras militares da Mauritânia, voltadas para apoiar Nouakchott junto à coalizão Organização Internacional que defende a estabilidade na região.

Tal experto jurídico do dossier do Saara sublinhou “a Mauritânia decide de enfrentar todas aqueles que procuram o caos na zona ou a instabilidade, acreditando que ninguém pode violar as fronteiras ou praticar as actividades ilegais, referindo a Frente Polisário que continuam desafinado na fronteira da Mauritânia e no saara.

 Finalmente, o especialista considera que é da responsabilidade da Mauritânia fortalecer as suas fronteiras com todos os países vizinhos,  combatendo todos os tipos do terrorismo e dos grupos. aqueles que aproveitam das atividades ilegais. Resultado das manobras contra  os movimentos da Polisario, da presença dos seus membros nesta zona tampão e, assim, cuja Mauritânia decide enviar mensagens mais objetivas e diretas, contra qualquer ação terrorista nesta zona de fronteira.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 15/03/2021
Código do texto: T7207446
Classificação de conteúdo: seguro