Sr Benkirane e a lei  do "Al Kif" Cannabis, decisão do "pássaro abatido" ou da astúcia política "lucrativa"?

Numa clara disputa entre os dois homens da política do partido do atual governo de Marrocos, Saad Eddin El Othmani, chefe de governo e Benkirane ex-chefe do Governo, ligado ao Partido da Justiça e do Desenvolvimento,  em relação a votação sobre a lei “Al-Kif”, durante os trabalhos do último conselho de governo, considerado como um golpe doloroso, para o seu rival político do partido, Abdelilah Benkirane, ameaçando deixar o partido da lâmpada ”no caso de aprovar esta lei, associada a planta do “ cânhamo indígena”.

Sr AbdeleIlah Benkirane, em consequência disso, decidiu congelar a sua filiação junto ao Partido da Justiça e Desenvolvimento, se o conselho do governo aprovar o projeto de lei sobre a legalização da cannabis, explicando para a  "mídia", num artigo publicado em sua página oficial do Facebook,  decidindo cortar o seu relacionamento tanto com o Saad al-Din al-Othmani, o Mustafa Ramid, bem como o Hassan Daoudi, Abd Dear Rabah e Muhammad Amkraz.

Sr Benkirane busca com esta situação liderar aqueles que estão irritados com esta lei, cuja equipe do partido no Parlamento estuda aprovar o projeto de lei  do "Al Kif";  considerando que a legalização do tal cultivo da planta cannabis não deve ser uma solução “, uma vez que a pretensão de legalizar ou encerrar esta briga judicial dos  ativistas contra esse cultivo,  cujo delírio se propaga junto a alguns”,  sobretudo quando, “ se refere aos resultados dos estudos, sem nenhuma análise ou ideia sobre os usos benéficos desta planta.”

O Sr Said Lakhal, pesquisador em movimentos islâmicos, considerou que "a resposta de Benkirane sobre a lei de legalização, não reflete sua firmeza nos princípios e crenças ideológicas do partido, mas sim ligado aos outros motivos fora da sua ideologia''. 

Uma vez que o Sr Benkirane ficou muito preocupado com os princípios do partido em si,  declarando a sua rejeição categórica desta decisão, além da retomada das relações diplomáticas com Israel.

O mesmo porta-voz do partido considerou que “Não é Benkirane quem exortou a direção do partido e os membros do seu Conselho Nacional para apoiar o Secretário-Geral e o Primeiro-Ministro, após as críticas levantadas na margem do comunicado conjunto?  envolvendo os Estados Unidos da América, Israel e Marrocos.

Tal porta-voz esclareceu que: “o que leva Benkirane a atacar Al-Othmani e o resto dos ministros, boicotando os trabalhos do partido, bem como a decisão, caso os parlamentares votem a favor ou contra a sua remoção do segundo mandato do governo.

Insistindo o Sr Lakhal ao destacar que Sr “Benkirane  aguarda que o movimento deixa de nomear Othmani como primeiro-ministro, pressionando o regime ao ameaçar retirar-se de qualquer governo, a não  ser liderado por seu Secretário-Geral da época, seja o próprio Benkirane,  pressionando sempre para agravar a relação entre o estado e o partido liderado por Othmani. 

Se este deixa de apoiar o projeto de lei de legalização da cannabis, no conselho de governo,  o que coloca a sua pessoa, face a opinião pública e o Estado junto.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 13/03/2021
Código do texto: T7206038
Classificação de conteúdo: seguro