Católicos, ajudem a Igreja Católica!

A persistente epidemia provocou pelo mundo afora o fechamento das igrejas e a consequente interrupção das missas e outras liturgias. Passaram a ocorrer muitas transmissões pela tv e internet, além das que já haviam. Consequentemente acumularam-se muitas despesas inevitáveis, como as contas.
As igrejas puderam reabrir mas seguindo rigorosas medidas de higienização além da limitação do número de fiéis para impedir aglomerações. Certo padre observou no Youtube que as paróquias estão gastando o que não têm para garantir a manutenção. Imaginem só o gasto com álcool gel antes e depois de cada missa, especialmente nos bancos de cada igreja, bancos grandes e numerosos.
E não houve isenção das contas, mesmo com os templos fechados.
Onde estão, pergunto, os católicos ricos, abastados ou mesmo, como se dizia antigamente, remediados? Eu não sou nada disso, sou um pobre coitado que Fernando Henrique Cardoso arruinou financeiramente em 1995, quando da implantação do malfadado Plano Real, e diga-se de passagem, nunca mais me reergui. Se não fosse por isso estaria dando ajuda substancial à Igreja.
Infelizmente corre por aí a história furada de que "a Igreja é riquíssima". Isso não é mais do que boato. A Igreja Católica não é uma mega -corporação superpoderosa, uma Umbrela da vida, suas diversas instituições - emissoras, paróquias, conventos etc têm suas próprias finanças e podem inclusive fechar como fechou a Editora Flamboyant há uns 50 anos.
Paróquias podem passar por sérios apertos financeiros e com a limitação do número de fiéis nas missas (devendo-se inclusive agendar em muitas) o fato é que numerosas pessoas deixaram de ir nas missas presenciais, e também de contribuir. E isso não só nas coletas, dizimistas inclusive sumiram.
É falso acusar o Vaticano de luxo, o que existe lá são obras de arte, patrimônio da humanidade, e nem pertencem à Igreja Católica mas ao Estado Italiano, a Igreja é apenas fiel depositária e nosso Papa Francisco é um homem humilde e de hábitos simples. O Vaticano recebe contribuições mas as redistribui em incontáveis obras humanitárias pelo mundo.
Os católicos precisam amar a Igreja e ajudá-la em suas necessidades, que se encontram assaz aumentadas. E especialmente os católicos ricos, que existem, mas onde estão? Esses devem ajudar com grandes contribuições. Nós precisamos da Igreja Católica como fortaleza de Cristo na Terra.

Imagem: fachada do Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro.