Fernando Collor de Mello, ex-presidente do Brasil chama Joe Biden para uma solução do saara marroquino

O ex-presidente brasileiro Fernando Collor De Mello, em uma carta dirigida recentemente ao Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sublinhou a importância da decisão americana de reconhecer a plena soberania do Marrocos sobre o Saara, como uma solução duradoura e definitiva deste conflito artificial.

 “ Revelando a Vossa Excelência a  satisfação pela recente decisão dos Estados Unidos em termos de reconhecer a plena soberania do Marrocos sobre o Saara”, anotou o atual senador  do (Partido Republicano da Ordem Social, Alagoas), cuja decisão tomada num momento de grande importância, para “o processo político que estuda uma solução dessa disputa regional, através de uma nova dinâmica que consiste no plano de autonomia, contra qualquer impasse da desestabilização das milícias armadas, ditas polisario”.

 “Saudando também tal decisão da iniciativa de autonomia, considerada como  uma base única do diferendo regional sobre o Saara, cujo consulado na cidade de Dakhla representa um acto de reconhecimento da soberania de Marrocos, potencial para a região instituída como pólo econômico regional ”, esclareceu o ex-presidente do Brasil.

 O Sr. Collor também disse estar "convencido de que os Estados Unidos, sob a atual presidência, continuam a fazer avançar a questão do Saara para uma solução justa e duradoura, com apoio sobre a  Iniciativa de Autonomia Marroquina".

 O Sr. Collor chamou o presidente americano com base no acordo trilateral Marrocos-Israel-Estados Unidos, a fortalecer as perspectivas de paz no Oriente Médio, numa linha estratégica de Marrocos historicamente arquitetônica da paz na região.

 Como senador brasileiro, ele saudou também  o novo modelo econômico, dirigido para a região do Saara, sob a orientação da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, 2015, cujo orçamento avaliado em  8 bilhões de dólares, um dos investimentos  visíveis na infraestrutura, no urbanismo, na saúde e nos estabelecimentos de ensino, aumentando os projectos económicos, agrícolas, industriais, turísticos e territórios, consolidando a economia social e solidária.

 O Sr. Collor chamou a atenção do Sr. Biden para o fato de que a implementação deste modelo de desenvolvimento gira em torno da governança local democrática no Saara, onde os sarauís, neste caso ex-membros do grupo separatista da Polisário, presidente dos dois conselhos regionais , após eleições livres e transparentes.

 «Tal gestão democrática constitui um prelúdio para esta região, no quadro do estatuto de autonomia, sob a soberania marroquina, implementado via os órgãos legislativos, executivos e judiciais regionais».

 O ex-presidente brasileiro explicou ao dizer, “não é por acaso que um número cada vez maior de países apoiam a iniciativa de autonomia como uma solução política realista, viável e pragmática; cujas últimas 27 resoluções do Conselho de Segurança (CS) da ONU mantém o apoio graças aos vários enviados da ONU, considerando: que a independência do Saara não é uma opção realista ".

 O ex-presidente brasileiro revelou  em sua carta ao Sr. Biden que o Conselho de Segurança considera os esforços do Marrocos, bem como a iniciativa de autonomia para o Saara  uma base séria e confiável , visando uma solução política, sobre as resoluções do CS,  refletindo  a relevância do plano de autonomia, “considerado como a única forma de acabar com o sofrimento das pessoas detidas nos campos de Tindouf, Argélia,  garantindo a reconciliação entre as populações, alcançando a paz nesta região”.

 O Sr. Fernando Collor de Mello, prefeito da cidade de Maceió (Leste) de 1979 a 1982, deputado federal de 1982 a 1986 e governador do Estado de Alagoas (Leste) de 1987 a 1989.  O mais jovem presidente da história do Brasil, eleito aos 40 anos pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN),  primeiro eleito por voto direto após o regime militar (1964-1985).

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 10/03/2021
Código do texto: T7203419
Classificação de conteúdo: seguro