A questão do Saara, o regime argelino decepcionado no Conselho de Segurança Africano
A Argélia sofreu grande decepção após o fracasso da reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana a nível de chefes de estados e governos, discutindo os desenvolvimentos no dossiê do Saara marroquino e outras questões.
O Conselho de Paz e Segurança chamou às partes em conflito a respeitar o acordo de cessar-fogo de 1991 e todas as resoluções relevantes das Nações Unidas, apoiando o papel da “troika” africana preocupada com o seguimento do processo do Saara marroquino. cuja reunião também concordou em nomear um enviado africano ao Saara, uma proposta apresentada, mas o reino rejeita categoricamente.
Apesar dos esforços do Presidente argelino, através dos contactos com o Presidente da África do Sul, bem como de alguns países africanos que participaram no encontro sobre o Saara. Dos 15 países membros do Conselho de Paz e Segurança, apenas 4 chefes de estado participaram em nível de chefes de estado: o presidente argelino, o presidente da África do Sul, o presidente do Quênia, presidindo o conselho, desde o mês de março , cujo presidente de Moçambique, contando com dois terços dos participantes como representantes ministeriais.
Conforme o jornal online Hespress, tal hipotético encontro das partes, face ao Marrocos que se recusou a participar, versando sobre as suas conclusões, uma vez que o Reino não espera muito, falhando na forma e no conteúdo por várias considerações.
Ao nível dos representantes; a data desta reunião marcada para 25 de março, uma vez que o comissário argelino para a Paz e Segurança na União Africana, Ismail Cherki tem pressionado para que acontecesse no dia nove, antes que o diplomata nigeriano Bankul Adiwi assumisse o cargo, sucedendo ao Shraki, dia 12 do mesmo mês, significando que a reunião realizada ao longo de três dias, cujo Conselho de Paz e Segurança tido livrado "venenos", por parte do comissário argelino.
O Comissário argelino pretende que esta reunião seja dirigida nos de forma hostil aos interesses do Reino de Marrocos, antes de deixar a Presidência do Conselho de Paz e Segurança, confirmando assim até quando “a má fé e a malícia argelina contra o Marrocos” enraizada de forma endêmica, na expressão diplomática, revelada junto ao jornal Hespress.
Diante de tudo isso, a grande parte das intervenções representativas dos países participantes da reunião do Conselho de Paz e Segurança reconhecem a exclusividade da gestão do conflito do Saara junto às Nações Unidas, apoiando à decisão da cúpula de Nouakchott de 2018, confirmando que o arquivo do Saara marroquino deve ser sendo no nível da ONU, e que a União Africana deve apoiar esta série, tendo em vista criar um ambiente positivo junto ao processo da organização internacional.
Ao esperar que o Conselho de Paz e Segurança pronuncie, oficialmente sobre as conclusões e decisões desta reunião, uma vez que a pressão da presidência rotativa veio do Quênia contra o eixo de hostilidade Argélia-África do Sul.
De acordo com os dados do jornal eletrônico Hespress, Moussa Faki, Presidente da Comissão da União Africana tem desempenhado um papel positivo no sentido de contrariar as manobras da Argélia na reunião do Conselho de Paz e Segurança, traduzindo o papel oficial sobre as conclusões relacionadas com a realidade do Saara marroquino .
Por outro lado, o chanceler marroquino, Nasser Bourita tem chamada após o final da trigésima quarta sessão ordinária da União Africana para que as últimas três cúpulas da União não abordam a questão do Saara marroquino, no quadro de falta de relatórios ou decisões, “ confirmando o novo enfoque da União que considera o arquivo do Saara uma prerrogativa das nações. Unidos ”.
Nas suas respostas às perguntas dos jornalistas sobre os resultados da Cimeira Africana, Bourita tem sublinhado que a tarefa da União Africana, de acordo com a Resolução 693, julho de 2018, tem que “acompanhar e apoiar os esforços das Nações Unidas sobre o Saara marroquino."
Lahcen EL MOUTAQI
Professor universitário, Rabat, Marrocos