Atividades semana 08 a 12 de março de 2021

ESCOLA ESTADUAL (INTEGRAL) PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO

Enviar foto para o PV ou privado do professor João Bosco na segunda-feira dia 15 de março. Grato. O mesmo professor.

– Ainda TENHAMOS cuidados com o Covid-19.

Não chegou a vacina e pouquíssimos foram vacinados no Brasil, menos de 4 % no dia 06/03/21.

Prof. João Bosco - Português

Nome do aluno: _________________________________________ Turma: 8º Ano ____

1º Questão. Leia e responda abaixo, tenha atenção o texto sobre Tecnologia espacial abaixo.

Correio Braziliense

- EUA detectam avaria em satélite brasileiro lançado no fim de semana. Sinais irregulares emitidos do equipamento podem indicar que ele esteja fora de controle no espaço. Ministério da Ciência e Tecnologia nega problemas -

Renato Souza, postado em 03/03/2021 14:14 / atualizado em 03/03/2021 14:14

“O Sistema de Monitoramento de Comunicações dos Estados Unidos (Satcom) informou que foram detectadas ondas de frequência irregulares no sinal do satélite brasileiro Amazônia-1, lançado ao espaço no último domingo (28/2) pela Índia. O projeto tem como foco monitorar o desmatamento na Amazônia e custou R$ 480 milhões.

O lançamento ocorreu no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia. Ele foi enviado para fora do planeta junto com os satélites do Sindhu Netra, da India, Nanoconnect-2 e SpaceBee (12), ambos dos Estados Unidos. De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a operação ocorreu com sucesso. O mesmo informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e autoridades da Índia.

No entanto, um dos satélites norte-americanos detectou variações importantes na banda S do satélite, que transmite na frequência UHF. Essas irregularidades podem apontar que o satélite está descontrolado no espaço, e até mesmo com risco de cair na Terra. "Amazônia-1 passa na Banda S. Parece estar caindo ... Talvez não seja tão bom para Banda-X", postou o Satcom no Twitter.

Satélites italianos também detectaram as mesmas ondas irregulares. Procurado pelo Correio, o Ministério da Ciência e Tecnologia afirmou que o Inpe informou que o satélite opera normalmente, e negou que esteja fora de controle.

Em 17 minutos, o Amazônia-1 abriu seu painel solar, fez a verificação dos sistemas e se orientou em relação à Terra. Agora pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) testam todos os sistemas.”

FONTE: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/03/4909930-eua-detectam-avaria-em-satelite-brasileiro-lancado-no-fim-de-semana.html

Responda:

1. O que foi lançado no espaço?

2. Quando foi este lançamento?

3. Quanto custou o projeto?

4. Por que foi realizado este projeto?

5. Quem bancou o projeto?

6. O que é Inpe ?

7. Qual é o nome do news ou mídia ou jornal ?

8. Qual foi a razão o motivo do jornal noticiar a informação acima?

9. (Qual é o parágrafo?) (copiar o trecho que fala disso)

10. Onde está a solução do problema noticiado ? (Qual é o parágrafo? e copiar o parágrafo)

2º Questão. Leia e responda abaixo. Senado dos EUA aprova auxílio de US$ 1,9 tri mesmo sem nenhum voto republicano

O plano de resgate da economia americana, segundo maior da história, passou no Senado com diferença mínima e sem nenhum voto dos senadores republicanos.

Raphael Coraccini, colaboração para o CNN Brasil Business* * Com informações da Reuter. 06 de março de 2021 às 20:03 | Atualizado 06 de março de 2021 às 20:04

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/03/06/senado-dos-eua-aprova-auxilio-de-us-1-9-tri-mesmo-sem-nenhum-voto-republicano

“Os Estados Unidos estão mais próximos de concretizar o pacote de resgate da economia do presidente Joe Biden. Neste sábado, o Senado norte-americano aprovou o American Rescue Plan, projeto de US$ 1,9 trilhão para trabalhadores, estados e municípios americanos superarem a crise econômica causada pelo coronavírus.

A votação foi apertada e mostrou que, mesmo com maioria na Casa, o presidente Joe Biden não deve ter vida fácil para aprovar seus projetos mais importantes. Após uma sessão que durou toda a noite, os democratas conseguiram uma vitória por 50 a 49.

Nenhum republicano apoiou o pacote de Biden. O partido de oposição havia proposto cerca de 30 emendas ao projeto, que enxugaria o pacote a um terço do tamanho que ele promete ter, caso seja aprovado como está na sua volta à Câmara dos Deputados.

Embora tenham votados todos contra este projeto, os senadores republicanos apoiaram o pacote de ajuda de US$ 2,2 trilhões de março do ano passado, durante o início da pandemia, quando Donald Trump ainda era presidente e recebeu o apoio de senadores democratas.

A vitória de Biden aconteceu sem a necessidade do voto de minerva da líder do Senado, a vice-presidente Kamala Harris, porque um dos senadores republicanos, Dan Sullivan, do Alasca, teve que se ausentar da sessão para acompanhar o funeral de um familiar. Em casos de empate, o voto do vice-presidente, que acumula o cargo de presidente do Senado, tem peso maior.

O pacote de US$ 1,9 trilhão é o segundo maior da história americana e inclui US$ 400 bilhões em pagamentos únicos de US$ 1.400 para a maioria dos americanos. Cerca de 9,5 milhões de desempregados receberão, ainda, US$ 300 por semana em auxílio-desemprego até o verão, além do que já recebem normalmente do governo. Essa parte do projeto veio da Câmara dos Deputados com o valor de US$ 400, mas foi reduzida no Senado --segundo os democratas, para facilitar a aprovação.

Outro ponto do projeto que foi aprovado na Câmara, mas que não seguiu adiante, foi o aumento do salário mínimo, que dobraria, passando para US$ 15 por hora. O Senado rejeitou.

A ajuda inclui, ainda, US$ 350 bilhões aos governos estaduais e às prefeituras para cobrir o déficit do último ano, ajudar a recuperar as economias locais e repor os 9,5 milhões de empregos ceifados por conta da pandemia. Mas a expectativa é que a recuperação do mercado de trabalho seja lenta, podendo demorar anos.

O projeto prevê que o estímulo econômico dado aos estados e municípios seja empregado na redução da pobreza infantil, que pode cair à metade por meio da expansão de créditos fiscais para americanos de baixa renda com filhos. O texto direciona, ainda, o dinheiro para pagamento de creches e uma ampliação do número de americanos contemplados pela Affordable Care Act, conhecido como Obamacare, que amplia o acesso dos americanos a serviços de saúde. O auxílio deve expandir também os cupons de alimentação fornecidos pelo governo e o auxílio para aluguel.

A expectativa é a de que a Câmara aprove o projeto em segunda votação, que deve acontecer já na próxima semana. Depois, o texto segue para a mesa do presidente Biden para ser sancionado.”

Marque a resposta correta abaixo:

a. O presidente John Biden está com todo apoio do congresso e do senado.

b. Os republicanos voltaram a dar apoio total ao presidente atual.

c. Foi dura a votação para o auxilio contra o desemprego nos EUA.

d. Os democratas mantiveram o projeto na íntegra desde o começo da votação.

3º Questão. Escreva um artigo de opinião sobre como devemos ser solidários às famílias que estão em luto com a morte de entes queridos por Covid-19.

__________

O que é? ARTIGO DE OPINIÃO é uma redação argumentativa. Os argumentos são escolhidos cuidadosamente para estar coerentes ao tema. Na conclusão, faça uma retomada ou uma intervenção de como podemos ajudar as famílias enlutadas, de modo direto e ético.

___________

• 15 linhas. 10 pontos.

• Dê um título.

• Faça introdução, desenvolvimento e conclusão.

• Reveja seu texto, antes de passar a limpo.

• Passe a limpo, finalmente.

J B Pereira e https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/03/06/senado-dos-eua-aprova-auxilio-de-us-1-9-tri-mesmo-sem-nenhum-voto-republicano
Enviado por J B Pereira em 06/03/2021
Reeditado em 07/03/2021
Código do texto: T7200284
Classificação de conteúdo: seguro