Saara Marroquino: Cientistas descobrem o fóssil mais antigo do animal aquático "estrela do mar"

Uma equipe de cientistas ocidental descobriu o mais antigo vestígio  de estrelas do mar aquático do mundo, objeto de estudo em torno de um fóssil encontrado no Saara marroquino, cuja vida aproximada a cerca de 480 milhões de anos.

Os pesquisadores da Universidade de Cambridge consideram que este animal aquático invertebrado, conhecido como Cantabrigiaster fezouataensis, é o ancestral de todas as estrelas vivas do mar na Terra.

De acordo com o relato do site "scitech", o Dr. Aaron Hunter, líder de pesquisa e professor da Universidade de Cambridge, analisando que a amostra deste fóssil, coletada pela primeira vez no início do ano 2000 por camponeses berberes, tornara-se um dos escavadores de fósseis mais importante da história no Saara marroquino.

Aaron esclareceu ao dizer: "tal fóssil intrigou por muitos anos o ponto de virada, estudado como uns dos espécimes vivos de lírios-do-mar,  denominados estrelas do mar, coletados  junto à costa norte do estado de Washington a ser exposta na cidade museu."

O mesmo pesquisador constatou ao sublinhar que esses fósseis, são parecidos a dos  marroquinos,  uma época antiga, na qual o fóssil tornou-se o mais antigo de todos os animais, se assemelham à estrela do mar.

Para confirmar essa teoria, Aaron e sua equipe examinaram fósseis de estrelas do mar de 480 milhões a 350 milhões de anos atrás, descobrindo que tal fóssil era considerado como um elo perdido.

A equipe científica acredita que no período em que o Cantabrigiaster fezouataensis nasceu não conheceu a vida na Terra, mas estava morto sem plantas nem nada, uma vez que o oceano estava cheio de animais estranhos.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 06/03/2021
Código do texto: T7199892
Classificação de conteúdo: seguro