A hostilidade, entre Argélia e Marrocos!

A revista "John Afrique" noticiou que a hostilidade aumenta cada vez mais entre Marrocos e Argélia, à luz dos desdobramentos relacionados com o conflito do Saara, cujo conflito político entre os dois países toma desdobramentos, traz um novo caráter nos últimos meses,transformando a zona num conflito declarado e aberto.

A revista francesa acrescentou que o Marrocos e Argélia pretendem não entrar no conflito aberto, cujas consequências terríveis podem transformar a região. 

Tal história revela que os países em questão não podem controlar o nível de escalada futura, cujo degrau do risco aumenta em diferentes  partes.

O mesmo fórum midiático agrava a possibilidade de evitar uma eventual guerra entre as duas capitais do Magrebe, levando a uma série de formas da corrida armamentista entre os dois países, envolvidos décadas perdidas, uma vez que a Argélia se arma através de armas russas, enquanto o Marrocos conta com apoio dos países ocidentais.

 

Tal ambiente é considerado como difícil porque perturba o ambiente político para uma saída do diferendo, baseado sobre os antecedentes históricos  e legais em relação à questão do Saara.

Da mesma forma, as relações diplomáticas nem sempre foram tão eficientes quanto "perfeitas" diante da “frieza política”, recuando  da “franca hostilidade” no debate público,  devido a mídia e de suas consequências sobre a questão do Saara.

A escalada política constitui uma operação de segurança  das Forças Armadas Reais contra os flagrantes ameaças na passagem "Guerguerat", segundo a revista "John Africa", considerando tal ato  do reconhecimento americano do Saara marroquino, 2020, o que veio no contexto do fulgor diplomático marroquino no continente africano, consequências de "países pardos", abrindo consulados gerais nas províncias do sul de Marrocos.

A retomada das relações diplomáticas entre Marrocos e Israel foi também um ato que eleva o nível de tensão entre os dois países, tal medida causou grande indignação na Argélia, principal apoiante da frente "Polisário'', objeto de campanhas de mídia e dos "insultos" pelas partes.

Tal mesma revista considera que a hostilidade política já dura décadas entre os dois países do Magrebe. Mas o risco crescido este últimos meses de forma constante, devido ao encerramento da Porta Africana, cujos separatistas durante semanas aumentam seus atos de violências sem qualquer intervenção marroquina.

Uma vez a “Polisário”  chama para “batalhas diárias”, cujos detalhes  sistematicamente revelados pela imprensa e blocos através o mundo.

Lahcen EL MOUTAQIProfessor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 27/02/2021
Código do texto: T7194329
Classificação de conteúdo: seguro