Racismo estrutural

O racismo é uma prática que difere os seres humanos pela sua raça.

Na era Hitler ficou também conhecida como superioridade da raça ariana.

Em suma,essa redação é para ampliarmos nosso conhecimento não somente na área visível da questão mas no que se refere à estrutura montada na nossa sociedade para os negros.

Têm pessoas que acham que ser racista é chamar um preto de macaco mas é bem mais profundo do que se imaginam.

O racismo estrutural é o que está no inconsciente de muita gente.

Uma vez que os negros só são aceitos em trabalhos como faxina,cozinha,gari,segurança.

Mas e daí oque isso quer dizer ?

Quer dizer que nossa sociedade limita os empregos à questões braçais incutindo no subconsciente do nosso povo que cargos que requerem beleza,personalidade,inteligência e talento são coisas de brancos.

Nos 500 de Brasil apenas 2003 houve um governo de esquerda preocupado em mudar este cenário.

Criou-se a pasta "secretaria da igualdade racial" com cotas nas universidades.

Uma nova era começara.

Então muitos negros entraram na casse média

A mídia também mudou uma prova disso é a quantidade de afrodescendente que estão ganhando programas de televisão como por exemplo, Maju Coutinho,Jennifer no Popstar e Lucy Ramos no dança dos famosos.

Um fato curioso é que a própria mídia encarregada de informar e entreter também mudou.

A novela laços de familia que tem uma negra como empregada doméstica em que não aparece em outros contextos a não ser a vida de sua patroa foi feita em 2000 e logo depois que os negros ganharam visibilidade que merecem mudou-se também a mentalidade de seu lugar.

Esses negros de destaque sofrem muitas injúrias nas redes sociais de pessoas atrasadas que ainda tem uma mentalidade da era da escravidão em que não reconhecem o preto como competente em outras áreas.

Da mesma forma que houve uns 300 anos de escravidão serão preciso mais 300 de alforria psicológica para que não sejam vítimas de preconceitos.

É isso que é racismo estrutural quando você não consegue colocar um negro num lugar que não seja a limpeza, gari,cozinha.

A escravidão foi algo muito marcante na vida de todos e deixou seqüelas sociais uma vez que delimitou onde era para o negro estar.

Lucineide dos Reis
Enviado por Lucineide dos Reis em 16/02/2021
Reeditado em 17/02/2021
Código do texto: T7185772
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.