Sintomas mórbidos... de bolha(s)

"Respeitem a liberdade de expressão!!"

Mas apenas a minha, a sua não.

"Viva a ciência!!"

Mas só quando me convém, porque se descobrem o que eu não gosto ou não aceito, eu me apego ao primeiro obscurantismo disfarçado, que estiver dando sopa, para fazer voz contra.

"A verdade é relativa"

Mas, apenas pra mim, pra você, eu quero que seja bem objetiva.

"É preciso ter lugar de fala"

De "diálogo", né? Mas só pra mim e pros meus amiguinhos. Pra vocês, eu só quero lugar de escuta.

"Seja empático"

Mas só comigo. Eu não sou obrigado a ser contigo.

"Precisamos lutar pela democracia!!"

Mas, eu viro os olhos, fico em silêncio e finjo que não é comigo quanto comentam sobre algumas verdades "inconvenientes" das minhas ditaduras de estimação (Cuba,...). Até manipulo uma semântica aqui e acolá para pensar que eu não estou fazendo algo de errado, por exemplo, defendendo regimes autoritários que oprimem, só porque não não capitalistas ou porque são adversários geopolíticos dos EUA...

Exemplos de sintomas mórbidos, versão conservadora

"Respeitem a minha liberdade!!"

Na verdade, eu quero ter o direito de fazer o que quiser, mesmo que isso prejudique os outros...

"Respeitem a minha liberdade de expressão"

Na verdade, eu quero que ter o direito de ofender os outros, de maneira gratuita e cruel. E também de dizer ou defender absurdos...

"A verdade é absoluta"

Mas apenas de acordo com a minha opinião (instinto)...

"Eu sou a favor do livre mercado"

Livre pra mim. Não pra você.

"Eu sou a favor da justiça!!"

Do mais "forte" ou só pra mim mesmo...

"A moralidade é uma ilusão"

Mas eu não quero que ninguém me passe a perna ou me agrida, enquanto que eu não estou preocupado em como me comporto com os outros...

Continua...