O rei é a linha vermelha...um slogan que une os marroquinos face á mídia militar argelina

A Mentira, a caluna e a zombaria são os meios pelos quais se

ataca os símbolos do Reino, a mídia argelina, leal ao regime militar dominante espalha seus ataques venenosos contra o rei Mohammed VI, espalhando mentiras contra a questão do Saara marroquino. tal posição tem causado uma enorme onda de raiva face aos marroquinos, exigendo que o embaixador argelino apresenta explicações sobre as relações.

O canal argelino “Al Shorouk”, no seu programa “Weekend Story”, atacou a pessoa do rei Mohammed VI, encarnando-o como um boneco de desenho animado, com o envolvemento de Suleiman Saadawi, representante do partido governista Frente de Libertação Nacional na Argélia. Entretanto, vários segmentos da sociedade tém obrigado a "convocação do embaixador argelino e cortar os laços com o regime militar".

Os marroquinos unidos, enviando mensagens de "hashtag", indicando que"o rei é considerado como uma linha vermelha", no sentido que os marroquinos estão do lado do rei Mohammed VI e ligados diante do ataque "brutal" da mídia liderado pela mídia militar argelina contra os interesses do reino, em consequencia do reconhecimento americano do Saara marroquino.

Esta não é a primeira vez que a mídia militar difunde seus venenos contra a integridade territorial e os símbolos do reino. este programa político também apresentou Saad al-Din al-Othmani, primeiro-ministro, na forma de um “fantoche”, num bonico no episódio anterior, tal programa de televisão distorcer os fatos e promove publicamente a tese da dissociação, sem qualquer censura de seu programa nem de seus convidados.

Sr Ahmed Moufid, professor universitário especializado em direito, considerou “que aquilo que o canal argelino“ Al Shorouk ” merece de ser condenado; de fato, trata de um profundo ódio para com o Marrocos, em relação ao que os marroquinos tinham feiro na liberação de Argélia ”. explicando :“ os governantes da Argélia e seus porta-vozes devem estar cientes dos marroquinos unânimes perante ás suas constantes; no topo a defesa da integridade territorial do Reino de Marrocos sobre o seu saara.

Sr Moufid explicou que “diante desta loucura das instituições militares e civis oficiais na Argélia, junto com as suas instituições de comunicação, instando que a escolha estratégica dos marroquinos sob a liderança do rei Mohammed VI constitui a escolha do desenvolvimento, da democracia, da liberdade , da unidade, da cooperação e solidariedade. ”

Finalmente, “a Argélia deve cuidar de seus problemas internos e voltar ao acerto da questão marroquino , sem interferir nos assuntos internos dos países, deixando de apoiar a frente separatista da polisario, um verdadeiro ameaça a paz ”, anotou sr Moufid, acrescentando: “Apesar das declarações da Argélia, indicadas de forma inequívoca as questões marroquinas sobre tudo o conflito do Saara.

“A Argélia é considerada quem impede a busca de uma solução política pacífica deste conflito regional.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 13/02/2021
Código do texto: T7183615
Classificação de conteúdo: seguro