Argélia e o Saara Marroquino
O site da - Africa Intelligence- escreveu, nesta quinta-feira, que a Argélia se enfraqueceu na União Africana, tentando apesar de tudo mobilizar seus últimos "amigos" através de manobras e planos para vista a afetar negativamente o dossiê do Saara, enquanto uma grande decepção está sendo anotada.
O site sublinha ainda que o ministro dos Negócios Estrangeiros argelino, Sabri Boukadoum tem visitado algumas poucas capitais, consideradas fiéis à Frente Polisário na África, com a esperança de restabelecer espaços ligados às manobras contra o dossiê do Sahara.
Tal decepção consentida continua preocupante: segundo a revista - Afrique Intelligence - revelando que mesmo se o ministro argelino tem conseguido dois apoios contra o Saara, num comunicado conjunto publicado após sua visita a Pretória, 12 de janeiro, mas o plano nao era do mesmo para com outras capitais africanas.
Depois da sua passagem por Pretória - acrescenta o site - o ministro argelino visitou, Angola nos dias 13 e 14 de janeiro, onde se encontrou com o seu homólogo Tete Antonio e com o presidente João Lourenço, “mas é claro que o tom não era o mesmo”, explicando que “nenhuma menção à questão do Saara foi mencionada no comunicado final, Visto que Angola era conhecida por seu apoio à + Polisário + alguns anos atrás.
O site concluiu ao dizer que "a falta do mesmo apoio tem sido claro" durante a passagem no Quênia, do chefe da diplomacia argelina que busca apoio na África.
Por outro lado, a diplomacia marroquina tem anotado um avanço brilhante em alguns países da África, anotando a falta de apoio às manobras da "Polisário" por parte dos países da África.
A exemplo da Nigéria, segundo o site, tem sido "discretamente reposicionado de forma neutra " neste dossiê do Saara, deixando a polisario lamentando, a virada, notadamente no âmbito da União Africana.
Lahcen EL MOUTAQI
Professor universitário, Marrocos