Sara marroquino, novas etapas para a cooperação regional

O parlamentar finlandês e presidente do Partido Democrata Cristão,  a Sra Sari Al-Sayeh tem  declarado  de forma favorável sobre os recentes acontecimentos do Saara e da região do Oriente Médio e Norte da África, abrindo uma nova fase de cooperação regional e perspectivas promissoras de paz.

"Tratando-se de um importante pacote que visa a estabilização do Oriente Médio e do Norte da África”, declarou Sayeh num comunicado cujo cópia dirigida ao MAP. Considerando uma etapa que vai abrir uma nova era para toda a região, com base na cooperação entre todos os países.

Por outro lado, o deputado finlandês referiu-se à posição privilegiada para  Marrocos, tendo em vista uma Parceria de Vizinhança do Sul da Europa.

Declarando que "a Europa e o Marrocos constituem uns parceiros naturais ligados com geografia e a cultura, bem como com  interesses comuns e uma longa data e história".

Salientando ainda que “Marrocos, com as suas distintas relações com a União Europeia, distingue-se pela renovação do seu compromisso com África,  um parceiro fundamental, grande potência, necessário no quadro de uma cooperação construtiva”.

Noutro contexto, a Sra. Sayeh, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade com Marrocos, considerou as relações com a Finlândia como algo "muito interessante, em termos  da cooperação, podendo ser reforçada entre os dois países."

Nesse sentido,  os campos de cooperação  podem ser objeto de importante relação com o Reino, especialmente na economia circular, nas soluções digitais, na tecnologia agrícola, na tecnologia da saúde e no campo da educação.

“Temos excelentes acordos que podem interessar ao Marrocos no campo da tecnologia educacional”, acrescentando que  as empresas finlandesas são cada vez mais interessadas no Reino de Marrocos. ”

Lahcen EL MOUTAQIProfessor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 04/01/2021
Código do texto: T7151488
Classificação de conteúdo: seguro