Saara marroquino entre, reconhecimento e a pretenção argelina

Após as vitórias diplomáticas de Marrocos em relação à questão do Saara, das quais a mais recente foi o reconhecimento dos Estados Unidos da soberania de Rabat sobre a maioria de suas províncias do sul, uma vez que o vizinho oriental, argelino, não teve outra escolha a não ser passar a outras manobras "artificiais", seja a fase de uso de " vozes propagandistas", através de canais do Palácio de El Mouradia.

Pela primeira vez, a TV argelina propagou imagens que se passam como “batalhas”, que conhece a zona do “Mahbis”, localidade próxima à região de Tindouf, onde fica a sede da liderança da frente separatista.

Ainda o canal oficial argelino pretende ser um primeiro meio de informações para os jornais exteriores – ao penetrar até a área da guerra, transmitindo, segundo o jornal, imagens que ela caracteriza como – ataque do exército marroquino, bombardeando casas de civis saarauis.

De acordo com o Canal I da Argélia, “o exército sarauí bombardeou as bases 21, 22 e 23 do 40º, ligado ao Corpo de Infantaria do setor”, mais uma vez, acreditando, “o Exército Real Marroquino tem atacado casas de famílias sarauís, sem causar vítimas”.

O “correspondente” do canal tem apresentado um relatório ao dizer tratando do acontecimento, tatando do "bombardeio indiscriminado" executado pelas forças marroquinas "nas casas de famílias,deportadas por causa da guerra".

O ativista, Mustapha Salma Ould Sidi Mouloud, ex-policial da polisario, fugindo dos campos de Tindouf, sudeste da Argelia, após declarar o seu apoio à proposta de autonomia, considerando o que e a televisão argelina promove em termos de bombardeos ou “conchas” falsas, sendo algo da propagada “fabricada” e cenas equivocádas.

Finalmente, o ativista, Salma al-Aref conhecidor da geografia do saara, revelou que o quartel-general revelado através das imagens e fotos, e que o canal argelino informado ser “os efeitos dos bombardeamentos marroquinos contra as residências de civis, sendo o quartel-general militar por excelência”, chamando a atenção que se trata de um quartel-general do sexto distrito militar perto da zona de “Alrincón”, a distancia de 50 km da zona Rapuni

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 27/12/2020
Código do texto: T7145230
Classificação de conteúdo: seguro