A Cidadania quer dizer! ...

O reconhecimento da autoridade do indivíduo, respeitando-o o seus direitos e a sua dignidade, bem como a sua defesa, sem ofensa, nem privá-lo da liberdade, criminalizá-lo, abandoná-lo ou negligenciá-lo, ou finalmente, garantir a sua velhice.

Pergunta-se sobre o cuidado, o compromisso á justiça e á igualdade entre os cidadãos, além da justiça e igualdade entre os cidadãos, a idéia de Indecência, da opressão, da tirania, e a agressão .......

Ainda deve-se ser, respeitar o seu estado, a adesão às leis e regulamentos, sem preconceito ou violação, preservando a imagem e o forte prestígio, da lealdade junto ao povo, sem traição para com a sociedade, como uma pessoa sincera, honesta, cooperativa e compreensiva, ...

Mas qual é a cidadania mais importante ...

Deve-se ser, antes dos outros, uma pessoa nobre, respeitando e valorizando os outros, preservando-os e reverenciando-os, bem como salvaguardando-os na sua ausência e presença, sem ofender face a uma reação ou um mau começo, tendo em vista uma parceria solidária, compartilhando no sentido de integração e cooperação, rejeitando qualquer fanatismo, racismo, exclusividade e arrogância ...

Deve-se se tornar um suporte dos direitos dos outros na vida, do vizinho, do amigo, do irmão, do filho, do companheiro ou colega, ou de seu parceiro na terra e na pátria, cujo humano em geral, apesar da diferença de nacionalidade, de identidade, de língua, de cor, de religião, crença ou seita....

Ninguém tem o direito de exigir direitos de cidadania, insistir, alegando a transgressão uma vez privado, injusto com os outros uma vez ofender os outros, considerar os outros uma vez respeitar seus direitos, sua origem da cidadania, uma vez desfrutar de suas qualidades, respeitar suas condições, como um bom cidadão e, talvez, como diz o profeta que a paz esteja com ele:

"Um muçulmano é aquele que poupa os muçulmanos de sua língua e de suas mãos."

Os muçulmanos aqui são todas as pessoas, da raça toda da humanidade. O que o Mensageiro de Deus queria.

O muçulmano e fato é aquele que poupa as pessoas de sua língua e mão, garantindo a sua segurança e proteção, cuidando de suas vidas e bens

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat , Marrocos.

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 20/12/2020
Código do texto: T7140133
Classificação de conteúdo: seguro