Rússia versus saara marroquino

Os Estados unidos e Rússia, como sempre são países adversários, cujos planos opostos quando se trata de resoluções no seio da ONU, bem como da integração territorial de países que sofriram com a Guerra Fria, em torno do mundo.

O Marrocos foi un dos países que lutam para conseguir completar a sua integridade territorial, enfrentando um grupo sepataratista, apoiado e suportado por um governo, hostíl ao país vizinho oriental, apesar de todos os laços históricos, culturais e esprituais que os unem.

Natural ler notícias sobre o governo russo, criticando a atitude dos Estados Unidos, através de uma posição do reconhecimento do saara ocidental, baseado sobre um decreto presidencial inédito, histórico porque recohece uma parte integrante do território marroquino, objeto de um diferendo prolongado por mais de quatro décadas, desde 1975.

Face a um grupo separatista, frente da polisários, que sempre foi apoiado e mantido pelo governo argelino, sob seu solo.

A posição dos Estados Unidos de reconhecer o saara marroquino tem sua explicação na agenda internacional.

É lógico ver tal posição rússa contrária ao plano marroquino, ligado ao reconhecimento que veio numa fase importante, tornando o Marrocos cada vez mais, próximo a uma saída desta questão definitivamente, uma vez que a ONU não tem ainda uma resolução definitivo do Saara marroquino, entrando aos planos dos Estados Unidos, como membro importante deste organismo internacional.

A Rússia não tem outra reação a não ser, opor-se à decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, devido ao reconhecimento da soberania do Marrocos sobre o Saara.

Logo, as agências de notícias russas apresentaram ponto de vista diferentes, justificando um plano que pode ser base de uma longa reflexão, citando o comentário do vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Bogdanov:

" Ele considerou que tal posição dos Estados Unidos viola o direito internacional", alegando que esta decisão não respeita "as resoluções do Conselho de Segurança da ONU aprovadas pelos próprios americanos".

Ressaltando que o rei Mohammed VI, nesta quinta-feira, mantem um contato telefónico com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América.

Durante este contato, o Presidente dos EUA informou a Sua Majestade ter emitido um decreto presidencial, com seu poder jurídico e político de forma inabalável, cujo efeito imediato, exigindo que os Estados Unidos da América reconhecem, é pela primeira vez na sua história, a total soberania do Reino de Marrocos sobre toda a região do Saara marroquino.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário – Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 11/12/2020
Reeditado em 15/12/2020
Código do texto: T7133135
Classificação de conteúdo: seguro