O Presidente eleito dos USA conforta a Rabat e decepciona a Polisário

O Marrocos acompanha desde a eleição do novo presidente dos USA, Joe Biden, com interesse as nomeações que a imprensa veicula, dos integrantes de sua equipe de política externa, os quais podem exercer uma certa influência no decorrer da política deste novo presidente dos Estados Unidos da América.

O novo Presidente tem escolhido oficialmente diferentes nomes para postos ou posições-chave. Dos quais, Tony Blinken, Secretário de Estado, Linda Thomas Greenfield, embaixadora junto ás Nações Unidas, John Kerry, ex-secretário de Estado, encarregao para o clima, e Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional.

O Marrocos acompanha com muito interesse essas novas pretendidas nomeações para a administração americana, tendo como aliado estratégico de Washington na região do Oriente Médio e Norte da África, cujas relações históricas antigas com a América remontam à independência dos Estados Unidos da América.

O Washington desempenha um papel importante no dossié do Saara marroquino, no quador do Conselho de Segurança da ONU, uma vez que prepara periodicamente um projeto de resolução do conselho sobre a renovação do mandato da missão MINURSO.

A equipe de política externa de Biden envolve os nomes que não incomodam o Marrocos, considerados próximos à política de Marrocos; a exemplo do veterano diplomata Anthony Blinken, candidato a ministro das Relações Exteriores, um homem que perfeciona a língua francesa.

Sr Anthony Blinken, 58 anos, considerado um dos principais assessores do senador Joe Biden quando era presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado.

Bem como, no ano 2009, durante o mandato de Barack Obama, tem assumido o cargo de Conselheiro de Segurança Nacional do Vice-presidente, além de ser Conselheiro Adjunto de Segurança Nacional do Presidente, tornando-se, 2014, o Secretário de Estado Adjunto de John Kerry.

Sr Blinken tem visitado o Marrocos quando foi Secretário de Estado Adjunto em 2016, saudou as relações históricas entre Rabat e Washington, considerando o Marrocos sempre um parceiro forte em muitas questões. A exemplo do clima, da luta contra o terrorismo, o extremismo e o desenvolvimento econômico dos dois países.

Num comunicado junto à imprensa, Blinken saudou a visão do rei Mohammed VI que busca aprofundar a democracia, criar oportunidades de emprego e avançar a educação, destacando também o modelo islâmico marroquino, baseado sobre a abertura e a tolerância.

Entre os nomes postos ao cargo de Secretária de Estado ou de exterior, Susan Rice, ex-embaixadora das Nações Unidas, ex-assessor de segurança nacional do ex-presidente Barack Obama, tem defendido vigorosamente a expansão dos poderes da missão MINURSO no Saara para incluir o monitoramento dos direitos humanos nas províncias do sul.

A Frente Polisário espera a nomeação de Biden para o cargo de Secretária de Estado ou de Exterior, Susan Rice, tem defendido a proposta de alargamento dos poderes da missão MINURSO, incluindo a de direitos humanos nas regiões do sul.

A frente da polisário ficou desapontada após o anúncio do nome a Linda Thomas Greenfield, futura embaixadora dos Estados Unidos da América junto das Nações Unidas, afrodescendente tem ocupado o Gabinete de Assuntos Africanos sob a administração Obama, Diretora-Geral do Corpo Diplomático e embaixadora na Libéria.

O Sr John Kerry, ex-secretário de Estado, indicado por Biden como enviado presidencial especial para o clima, defensor da tese da Frente Polisário. E o Marrocos tem posicionado contra suas tendencias, atrapalhando seus esforços à frente da diplomacia dos Estados Unidos para expandir os poderes da MINURSO.

O Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan desempenha de vasta experiência, atuou anteriormente como conselheiro de segurança nacional de Biden durante o segundo mandato do ex-presidente Barack Obama. Para o tal novo candidato a esta posição, cuja infléncia importante sobre a política interna e externa da América, sem portanto, nenhuma relação de tenção com Marrocos; Isso contraiando com o ex-conselheiro John Bolton, quiem apoia à realização de um "referendo de autodeterminação" no Saara ocidental.

Lahcen EL MOUTAQI, Professor univeristário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 29/11/2020
Reeditado em 29/11/2020
Código do texto: T7123495
Classificação de conteúdo: seguro