Marrocos, o desemprego entre os jovens diplomados preocupa!

Os jovens vivem um desemprego crónico, assistindo a un alto nível de pessoas sem emprego, o governo preocupado chamou, ultimamente para a contratação de professores", atraindo milhares de desempregados e titulares de diplomas em diferentes níveis.

A " proposta de contrato" atrai milhares de desempregados e titulares de diploma no Marrocos, nesta Quinta-feira, 26 de novembro de 2020 - “os jovens contratuais” no Marrocos dentro os desempregados e titulares de diplomas continuam sendo os mais apontados, os quais fizeram a peregrinação ontem, quarta-feira, aos centros de exames, a exemplo do professor contratante, un dos que travavaram uma batalha de “longo prazo” contra o esquema governamental, cujo objetivo integrá-los ao funcionalismo público.

Mais de 200.000 jovens marroquinos passaram o concurso para cátedras da academia, aprovados em circunstâncias excepcionais, devido à emergência sanitária associada à Covid-19, enquanto milhares de jovens marroquinos esperam por uma vaga entre os bem-sucedidos, diante do "pesadelo do desemprego".

Segundo o candidato, Ezz El-Din El-Omrani (26 anos), formado em direito pela Faculdade de direito de Meknes, disse que decidiu passar no concurso de educação porque estava cansado de esperar por um emprego no estado, afirmando que "as oportunidades de emprego, escassas por causa da 'Covid 19' e dutante anos que espera sem horizonte, nim emprego par.".

Al-Amrani destacou ter forçado a passar o concurso de educação porque todas as portas do “emprego” fechadas, principalmente porque o estado não tem como reduzir o número de vagas e cancelar outras.

“O desemprego preocupa a população e não há como esperar”. Sendo que a taxa de desemprego no Marrocos alcançou 10,5%, devido ao surto da epidemia de Corona no país; Enquanto o Alto Comissariado para o Planejamento indica entre os detentores de diploma universitário seja 17,8%.

O Sr Amzazi, Ministro da Educação Nacional, de Formação Profissional, do Ensino Superior e Investigação Científica tem considerado que a contratação de professores e quadros académicos, podendo eliminar o desemprego no Marrocos, considerando 102.000 postos estejam recrutados durante o actual e futuro para o ensinamento.

Sr Amzazi acrescetou que, graças a este recrutamento “os jovens não vão mais ficar em cafés, ou ficar como jovens empregados”, acrescentando que “os protesto dos coordenadores contra os desempregados, plantados em frente à instituição do governo, mas não deve ser como antes”.

Finalmente, quase quatro anos, a Coordenação de Professores Contratados vem realizando fortes protestos, reivindicando a integração dos funcionários ao serviço público.

No entanto, o ministério em questão insiste que o sistema continua sendo uma "escolha do estado" indispensável, visando a melhora o sistema educacional. Apesar de diálogos entre as partes, a situação continua sendo estável. Uma vez que a maior preocupação dos dirigentes, continuar assistindo as novas facções dos protestos, dificultando a solução do processo, ampliando o círculo de recusantes.

Lahcen EL MOUTAQI

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 27/11/2020
Reeditado em 27/11/2020
Código do texto: T7121934
Classificação de conteúdo: seguro