Por que uma impossibilidade lógica como "deus" causa tanta polêmica??

Porque não é o mesmo que dizer que "dragões não existem..." se é perfeitamente possível provar a inexistência deles, bastando procurá-los em cavernas, pelos céus afora, enfim... em compensação, é impossível provar a existência de deus porque, para isso, deveríamos sair do "mundo físico" em direção ao "metafísico", tal como sair do próprio corpo para provar a existência da "alma". Deus é um termo que se refere à essência da realidade, por isso que é denominado como "criador", "princípio" ou "origem". ''Ele'' também é imaginado como uma força consciente que a tudo criou.

Então, como provar ou demonstrar a existência dessa consciência que estaria em 'tudo"??

Justamente porque se refere à perspectiva mais absoluta da realidade, que a ideia de deus parece impossível de ser empiricamente testada. No entanto, pela inteligência humana, em sua plenitude e simplicidade ou razão, podemos sim analisar essa "ideia" e inevitavelmente chegarmos à conclusão mais ponderada que se pode ter, de que é muito improvável que a realidade tenha sido literalmente ''criada'' por uma força consciente extremamente poderosa e que quando (apenas) o ser humano morrer (no caso de algumas mitologias ainda mais antropocêntricas) sua "alma" irá para o além ou metafísica onde "mora" essa força...

O encantamento da espécie humana pela aparente perfeição da natureza/ realidade é um argumento muito usado por religiosos para "provar" que, se existe um design "perfeito", então, deve ser "inteligente" ou "consciente". Mas, a realidade obedece a leis ou padrões, sua lógica ou coerência de constituição e comportamento. A partir daí, podemos concluir, a priori, que não é preciso uma força consciente para reger e/ou manter a realidade em certo equilíbrio, se apresenta níveis de previsibilidade. Por exemplo, que dentro de um sistema planetário, quanto mais distante de uma estrela, como o sol, mais frio tende a ser o planeta. Ou quanto às características e história excepcionais que tornaram possível o desenvolvimento da vida complexa na Terra.

[Uma teoria, que achei das mais lógicas para explicar essa aparente perfeição do universo, é que antes deste, muitos outros teriam aparecido no "mesmo lugar" mas tido "vida curta", tal como um processo de seleção natural em que o mais ou, os mais estáveis, prosperam.]

E se estivermos sozinhos no universo??

Muitos religiosos se animam com a ideia de estarmos sozinhos no ou neste universo, porque essa possibilidade pode ser usada por eles como uma suposta demonstração de que deus existe e criou este planeta especialmente para nós, humanos. No entanto, mesmo uma possível inexistência de vidas extraterrestres ( simples e complexas) ainda poderia fortalecer o argumento de que a realidade não é tão absolutamente perfeita assim, tal como pensam os criacionistas, porque se fosse verdade, então, planetas habitáveis deveriam ser a regra e não a exceção, por serem exemplos de planetas de constituição mais equilibrada, de maior estabilidade ou "perfeição" e que também diz respeito ao nível de estabilidade* das galáxias e sistemas em que estão.

* que, na verdade, parece ser mais como uma confluência de fatores favoráveis, por exemplo, que o planeta Terra não esteja em rota habitual de colisão de corpos celestes de grande porte.